• Equipe MRinfo

4 dicas de proteção contra ataques cibernéticos para empresas

Atualizado: 26 de Jul de 2019


A integração da tecnologia no ambiente corporativo trouxe uma série de benefícios para as empresas. Ao mesmo tempo, a maior quantidade de dados em meios digitais tornou as infraestruturas complexas e com um alto número de vulnerabilidades. Como consequência, os desafios para empresas que investem em políticas de proteção contra ataques cibernéticos, aumentaram.


Segundo pesquisa da Kroll, feita com 545 executivos de médias e grandes empresas pelo mundo, 85% dessas companhias sofreu com ataques virtuais em 2016. Dentre eles técnicas como infestações de vírus — que atingiram 33% dos entrevistados —; e-mails coletivos com spam — ataque que afetou 26% das empresas — e violações de segurança — que afetaram 23% das pessoas.


Se você quer conhecer quatro técnicas para evitar esses problemas, veja a nossa lista abaixo!


1. Treine os colaboradores


O treinamento de colaboradores é uma das estratégias mais eficazes para evitar ataques.


Quando a empresa possui um ambiente de trabalho com boas práticas disseminadas, as suas políticas de proteção contra ataques cibernéticos tornam-se mais eficazes e capazes de atingir os objetivos esperados. Portanto, é importante garantir que todos conheçam medidas como:

  • a necessidade de se utilizar senhas complexas e autenticação de dois passos;

  • não acessar redes públicas;

  • utilizar uma VPN em redes desconhecidas;

  • desabilitar a execução de macros.


2. Adote o armazenamento na nuvem


O armazenamento na nuvem pode trazer vantagens para a empresa para além da maior mobilidade e possibilidade de reduzir custos operacionais. O cloud storage também pode ser um mecanismo de segurança.


Utilizado para troca de dados, essa ferramenta dá mais controle para usuários. A empresa terá mais recursos para evitar que as suas informações sejam modificadas por terceiros. Dessa forma, times podem manter-se integrados sem que a sua segurança seja comprometida.


3. Mantenha sistemas e dispositivos atualizados


As atualizações de softwares são uma importante forma de obter acesso a novos recursos. Porém, elas também têm um papel importante na eliminação de vulnerabilidades. Diante disso, é crucial que a empresa consiga trabalhar com medidas para que atualizações sejam aplicadas rapidamente.


Crie uma rotina de testes e validação de novas versões focada na agilidade. Assim que um novo update for liberado, a sua compatibilidade deve ser testada com a infraestrutura atual — com correções para problemas sendo aplicadas rapidamente — e distribuída de maneira progressiva a cada área.


Isso reduzirá o tempo a que usuários ficarão expostos à vulnerabilidade e garantirá que a aplicação da nova ferramenta seja feita sem grandes dificuldades.


4. Conte com o apoio de um parceiro estratégico


Manter uma política de proteção contra ataques cibernéticos pode ser um processo complexo. E para auxiliar o negócio a ter políticas de proteção contra ataques cibernéticos eficazes e manter os técnicos de TI com um foco nas necessidades do usuário, a empresa pode contar com o apoio de um parceiro estratégico.


Contratando uma empresa de TI, o negócio terá as suas rotinas reavaliadas e adaptadas aos padrões do mercado. O empreendimento poderá, assim, efetuar mudanças para tornar a sua infraestrutura mais robusta e confiável. Desse modo, serão feitos investimentos em ferramentas que incluem softwares de monitoramento e controle, como é o caso do antivírus corporativo.


Se você quer saber mais sobre o antivírus corporativo e quais são as melhores ferramentas do mercado, veja a lista que preparamos para você! Até a próxima!


 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca