• Equipe MRinfo

4 ferramentas essenciais para garantir a segurança de dados na empresa

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Com a difusão da tecnologia, é comum que criminosos virtuais procurem alguma forma de tirar proveito das empresas. E, nesse contexto, é muito importante utilizar ferramentas de segurança de dados para evitar problemas.


Quer saber quais são as ferramentas e como elas podem ajudar seu negócio? Então, leia este post até o final!


1. Firewall corporativo


O firewall é uma ferramenta que sua empresa precisa contar em seus sistemas para garantir a segurança de dados, pois a tecnologia monitora e filtra o fluxo de tráfego em uma rede. A ferramenta consegue identificar conexões inseguras e bloqueia o acesso de conteúdo malicioso no dispositivo quando a pessoa acessa um site suspeito.


A configuração é feita por meio de regras definidas pelo próprio gestor na hora da instalação. Ele é responsável por configurar os bloqueios automáticos para aumentar a segurança da rede corporativa. Atualmente, grande parte dos sistemas operacionais contam com um firewall nativo.


2. Softwares de monitoramento


Constantemente, os criminosos buscam se infiltrar nos sistemas corporativos com a finalidade de roubar as informações. Por esse motivo, você, como gestor, deve contar com um programa de monitoramento. 


Eles são úteis para verificar quaisquer vulnerabilidades possíveis dentro do sistema, e são capazes de identificar  erros antes que eles causem algum impacto no ambiente virtual da corporação. Outra vantagem é a agilidade que a notificação chega até os responsáveis, mesmo que as pessoas estejam trabalhando remotamente.


3. Criptografia


Como há uma grande transição de informações, seja utilizando a computação na nuvem, seja por meio do acesso remoto, a criptografia se torna uma opção interessante para garantir que os dados estejam seguros.


A tecnologia tem como objetivo proteger as informações com uma lógica. Desse modo, a criptografia é responsável por codificar os dados originais em uma sequência de caracteres definidos pelo software.


Depois disso, as informações necessitam de uma tradução para serem entendidas. Por esse motivo, apenas pessoas autorizadas — isto é, que possuem o programa para decifrar a mensagem — podem entender e utilizar os dados.


Esse método se torna eficaz por garantir a confidencialidade das informações transmitidas entre o emissor e o destinatário, além de dificultar o acesso pelos criminosos virtuais.


4. Backup inteligente


Com a evolução da tecnologia, as empresas costumam gerar uma grande quantidade de informações. Porém, há alguns casos nos quais a companhia se depara com algum problema na própria infraestrutura, como quedas de energia que podem corromper dados.


Outra situação é a invasão de hackers, já que os danos podem infectar as informações presentes no sistema, tornando-as inutilizáveis.


A perda dos dados pode gerar um grande prejuízo para a empresa. Por esse motivo, você deve realizar um backup das informações. A prática consiste em realizar cópias dos arquivos para que sejam recuperados em outra ocasião.


A técnica não previne os problemas citados acima (roubos e arquivos corrompidos), mas sim a capacidade de ter uma resposta rápida para agir caso algo de errado aconteça. Um exemplo que tem recebido bastante atenção nos últimos anos é a computação na nuvem, que permite o usuário salvar os dados e recuperar em qualquer dispositivo à sua disposição.


A utilização de programas se torna necessária para evitar a perda dos dados e até a recuperação, caso algo grave aconteça. Mas, afinal, o que achou das ferramentas de segurança de dados? Que tal seguir a gente no Facebook e no LinkedIn para receber mais conteúdos como este diretamente no seu feed? Esperamos por você!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca