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4 serviços de TI que sua empresa pode terceirizar

Atualizado: 26 de Jul de 2019


A Tecnologia da Informação hoje é um elemento essencial para a operação e o crescimento de qualquer negócio. Ela vem transformando a forma de lidar com informações, comunicação e atividades das empresas.


Entretanto, usufruir dos recursos tecnológicos não é uma tarefa simples. Levar tecnologia para dentro das empresas é um processo desafiador, principalmente para negócios que já existiam e funcionavam antes do boom da informática.


Independentemente do porte do empreendimento, a TI deve ser utilizada em prol do negócio, buscando sempre facilitar o dia a dia. À medida que sua implantação ou gestão se torna penosa, a Tecnologia da Informação perde o seu propósito e passa a ser uma espécie de “mal necessário” para as organizações.


Isso infelizmente é comum, em especial para as pequenas e médias empresas, onde o investimento e o tempo são limitados e os administradores precisam se dividir entre manter os rendimentos da empresa e tentar solucionar problemas de TI. Para casos assim, terceirizar essa área a um parceiro de TI é uma excelente solução.


Quer saber mais sobre quais serviços de TI podem ser confiados a um parceiro? Então acompanhe!


Os serviços de TI que podem ser terceirizados


1. Infraestrutura


Ter uma Infraestrutura de TI capaz de atender as demandas diárias e que esteja preparada para suportar os momentos de pico é o sonho de todo gestor. Entretanto, isso não é algo inatingível, mas também não é fácil.


É preciso ter bons equipamentos, mão de obra especializada e, principalmente, saber dimensionar bem os recursos que o negócio necessita. O dimensionamento é importante para que não se caia no erro de montar uma infraestrutura que seja insuficiente ou subutilizada.


Por isso, adquirir serviços de infraestrutura vem se mostrando como uma solução de ótimo custo-benefício e se tornando uma tendência nas empresas. Um parceiro de serviços de TI pode analisar o funcionamento e a infraestrutura da organização, e indicar as melhores soluções para atender as suas necessidades. Propiciando, dessa forma, um ambiente seguro para o crescimento do negócio.


Por meio de sistemas de inventário e monitoramento, o parceiro pode mapear e identificar todas as máquinas da empresa, possibilidades de upgrades e trocas de equipamentos para melhorar o desempenho, bem como fazer um levantamento dos softwares utilizados, situação das licenças e atualizações.


De posse dessas informações, é possível ter uma visão mais ampla do patrimônio e da utilização da TI da empresa, podendo, assim, traçar uma estratégia para deixá-la mais padronizada.


2. Suporte


A decisão de se optar por um parceiro de TI para assumir os serviços de suporte da empresa pode ser extremamente vantajosa, já que é uma das melhores formas de se obter um suporte de qualidade com custo reduzido.


O negócio passa a ter assistência de uma equipe especializada, experiente e comprometida em resolver as situações do jeito mais rápido e eficaz possível. Esse tipo de serviço pode ser adotado para resolver problemas pontuais, como instalação de um equipamento, configuração ou correção de um defeito.


No entanto, o ideal é que seja feito um contrato mais longo, com acompanhamento diário por meio do monitoramento de ativos. Assim é possível antever problemas e ameaças, impedir sua progressão e manter o sistema com alta disponibilidade.


Uma característica desse tipo de contratação é a transparência. Por meio de um acordo de nível de serviço, o contratante tem a garantia contratual de que os problemas que venham a surgir serão solucionados pelo fornecedor dentro de um determinado prazo, previamente estipulado e aceito por ambas as partes.


São também gerados relatórios periódicos, com registros detalhados dos atendimentos, que permitem entender melhor quais problemas aconteceram, com quem aconteceu e quais foram as soluções. Isso ajuda a identificar problemas recorrentes e buscar uma maneira definitiva de resolvê-los, e ainda, formar uma base de conhecimento que ajudará nos próximos chamados.


3. Segurança


Sem dúvida alguma, o bem mais valioso de qualquer empresa são seus dados. Por isso é importante mantê-los seguros contra ameaças externas e internas. Para garantir essa segurança, é necessária uma série de configurações na rede que, após implantadas, precisam ser monitoradas diariamente.


A proteção contra vírus, ataques hackers e invasões na rede é essencial e deve ser sempre uma das prioridades no quesito segurança. Porém, há outras ameaças tão ou até mais perigosas, como a falta de controle de acesso. Nem todo funcionário deve ter acesso a todas as informações — um vendedor não deve poder acessar os arquivos do RH, por exemplo. 


Para se certificar de que isso não ocorra, é preciso ter um sistema de controle de acesso que permita cadastrar cada funcionário com login e senha, e limitar seu acesso aos arquivos que lhe são pertinentes, bem como excluir e adicionar novos usuários à medida que necessário. Em empresas de maior porte, pode também haver um controle de acesso físico, por meio de portas com fechaduras eletrônicas acionadas por crachá ou biometria.


Contratar serviços de segurança de um fornecedor de TI tanto para a implantação como para o monitoramento, é altamente recomendável, já que é algo complexo e precisa ser feito por quem realmente entende do assunto. Então, nada melhor que uma equipe especializada e com vivência na área para fazê-lo. 


4. Backup em nuvem


Ainda sobre dados, também é indispensável que se tenha uma cópia de segurança dos dados para garantir que não haja perda de informações em caso de falhas no software ou defeito nos equipamentos, computadores ou qualquer outro dispositivo.


Muitas empresas até fazem o backup, mas geralmente de forma manual, com frequência diária ou semanal. Esse jeito de fazer backup é uma maneira de se ter uma cópia de segurança, mas está longe de ser uma solução eficaz.


Um backup realmente eficiente é executado de forma automática e constante, uma vez que armazena não só uma cópia completa dos dados ao final do dia, mas também versões diferentes à medida que os arquivos são alterados.


Porém, armazenar essa grande quantidade de versões de backups exige dispositivos com alta capacidade de armazenamento e, consequentemente, um gasto elevado em aquisição e manutenção.


Um serviço de backup em nuvem é uma excelente opção, pois tem os recursos de um backup eficiente, e também, oferece mais segurança, já que armazena os dados em um local externo — facilitando o acesso e recuperação dos dados em casos de desastre, como incêndios ou alagamentos.


Os benefícios do outsourcing de TI


Citando brevemente os benefícios que outsourcing de serviços de TI traz para as empresas, temos: a redução de custos em equipamentos e mão de obra especializada, um ambiente operacional mais estável, uma infraestrutura adaptável a demanda e uma maior segurança dos dados. Além de aumentar a produtividade da empresa contratante, pois os funcionários passam a ter mais estrutura e tranquilidade para executar suas tarefas.


E você? Já pensou em contratar um parceiro para cuidar dos serviços de TI e poder se dedicar a atividades mais importantes para o crescimento da sua empresa? Entre em contato conosco! Temos uma solução sob medida para o seu negócio.

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

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