• Equipe MRinfo

Afinal, o que é armazenamento de dados na nuvem?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


As novas formas de trabalho levaram empresas a investirem em soluções que proporcionam um fluxo de trabalho com alta mobilidade e desempenho. E entre as principais escolhas feitas por gestores, há as ferramentas baseadas no cloud computing, como é o caso do armazenamento em nuvem.


Quer saber como ele se estrutura e quais as vantagens de investir no armazenamento de dados na nuvem? Então, confira o nosso post de hoje!


O que é o armazenamento de dados na nuvem?


O armazenamento de dados na nuvem é uma solução de TI que permite o acesso, a edição e a sincronização de documentos entre diferentes equipamentos por meio da internet.


Por meio de um aplicativo desktop, por exemplo, o usuário faz o envio de uma planilha para um servidor de cloud computing e o arquivo é disponibilizado nas outras plataformas em que a conta estiver conectada. Como consequência, pessoas podem manter facilmente uma versão atualizada de um arquivo em diferentes máquinas automaticamente.


Quais as vantagens desse tipo de solução de TI?


O armazenamento de dados na nuvem traz grandes vantagens para uma empresa. A principal é a possibilidade de acessar dados em qualquer local com uma conexão à internet disponível. Isso torna mais prática a adoção de rotinas como as de home office, em que a mobilidade é um fator crítico.


Ao mesmo tempo, a empresa consegue reduzir os seus custos com o armazenamento de arquivos. A companhia poderá migrar parte de suas informações para uma infraestrutura confiável e com alta disponibilidade e pagará apenas pela quantidade de armazenamento utilizada.


Vale destacar, também, que essa ferramenta é um investimento que traz mais escalabilidade para a infraestrutura de TI do negócio. A empresa não precisará mais importar-se com a quantidade de armazenamento em disco disponível para salvar os seus arquivos: aumentar ou diminuir os recursos disponíveis será um processo executado automaticamente, sem dores de cabeça ou períodos de espera.


O armazenamento de dados na nuvem também traz um alto controle para o usuário sobre os seus arquivos. Ao compartilhar arquivos, cada profissional consegue definir com precisão quem irá acessar os documentos e com quais privilégios. Tudo com alguns cliques.


Como implementar a nuvem com sucesso?


A integração do armazenamento na nuvem é um processo que exige um pouco de planejamento, mas que pode ser executado facilmente pela empresa. O primeiro passo é a escolha de um prestador de serviços. Ele deve ser capaz de fornecer uma solução com alto custo-benefício.


Uma boa solução de cloud storage possui mecanismos para garantir elevada segurança de dados e escalabilidade. Recursos para controle de arquivos e a possibilidade de versionar determinados tipos de documentos é um diferencial. Eles facilitam a gestão de grandes quantidades de dados em um ambiente corporativo complexo.


Escolhendo uma solução de qualidade, a empresa pode manter um fluxo de trabalho de alta performance e obter todos os benefícios do investimento na computação na nuvem.


Se você quer saber mais sobre outras ferramentas que possam proporcionar ganhos de competitividade ao seu negócio como o armazenamento de dados na nuvem, assine já a nossa newsletter!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca