• Equipe MRinfo

Armazenar dados na nuvem é interessante para a empresa? Descubra!

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Você já pensou em adotar recursos de cloud computing em sua empresa ? Sabia que armazenar dados na nuvem tem sido uma estratégia eficaz para contornar uma série de questões administrativas, que muitas vezes tiram o sono dos gestores?


De fato, apesar de muitos empresários ainda resistirem a essa nova solução tecnológica, ela já é uma realidade tanto para pequenos negócios quanto para grandes corporações e, acredite — traz uma série de vantagens para qualquer empresa.


Segurança, redução de custos, acesso remoto, integração de equipes e liberação de espaço físico são apenas alguns dos benefícios que a computação na nuvem pode trazer para o seu empreendimento. Quer saber mais? Continue com a leitura!


O que é armazenamento de dados na nuvem?


Na verdade, tudo começa pelo cloud computing, que é bastante abrangente. Essa tecnologia se refere a tudo que podemos armazenar e acessar em um espaço virtual — como arquivos, programas, softwares e até sistemas de uma empresa. Basta que se tenha acesso à internet e estejamos cadastrados em um servidor ou provedor na nuvem.


Um dos benefícios dessa inovação tecnológica, e talvez a maior, é a possibilidade de acesso aos dados e até a sistemas por meio de qualquer dispositivo. 


Quais são as suas vantagens?


Garante acesso remoto


Como já falamos, acessar remotamente os dados, por meio de dispositivos móveis, em qualquer hora e local, talvez seja um dos maiores benefícios da computação em nuvem.


Apenas um login será o suficiente para que qualquer pessoa, previamente autorizada, tenha acesso a imagens, planilhas, documentos e outros dados de uma empresa.


Aqueles funcionários que passam muito tempo longe do escritório ou executam trabalho de campo são um bom exemplo de quem se beneficia com o armazenamento na nuvem, pois mantêm-se atualizados de forma simples, de onde quer que estejam.


Promove maior integração 


O armazenamento na nuvem é um elemento facilitador para que uma empresa tenha seus departamentos interligados e os funcionários atuando de forma colaborativa.


Como exemplo, podemos imaginar um departamento que necessite de informações comuns a outros e que o trabalho só vá adiante com um servidor compartilhado, visto que dependem uns dos outros para algumas liberações e execuções.


Quando todos compartilham as mesmas informações necessárias para a execução de determinado projeto, estejam onde estiverem, sem que para isso haja esperas e liberações que levam tempo, o trabalho flui muito mais facilmente. Isso certamente otimiza as suas várias etapas e contribui para a produtividade da empresa.


Melhora a segurança dos dados


Engana-se quem pensa que a cloud computing não é segura. Pelo contrário, ela oferece um nível de proteção muito maior, quando comparada aos padrões tradicionais. Os dados são salvos automaticamente e contam com um mecanismo eficiente de backup — que garante a total integridade das informações. Além disso, essa solução tecnológica é protegida por recursos de criptografia, que possuem níveis elevados de segurança.


Já em um centro de processamento de dados, com sistemas locais, é possível que simples oscilações na conexão, bem como quedas de energia venham a colocar em risco a segurança das informações e a confidencialidade dos dados.


Garante baixo custo operacional


Quando se opta pela computação em nuvem, um dos fatores mais amplamente percebidos é a redução do custo operacional. Os investimentos feitos na aquisição de servidores e suas devidas manutenções e atualizações, necessários no modelo tradicional, são bem maiores do que aqueles referentes aos serviços oferecidos por um provedor de cloud computing.


Além disso, trata-se de um serviço escalonável, no qual é possível contratar o espaço e o sistema que mais se encaixem ao tipo e volume de trabalho de cada empresa. Ou seja, você avalia as necessidades de armazenamento e processamento e contrata um plano que se adeque a elas.


Oferece maior flexibilidade


Outra grande vantagem ao contratar um provedor de computação na nuvem é a flexibilidade que esse tipo de serviço oferece. Ou seja, existe a possibilidade de aumentar ou diminuir o volume do serviço oferecido no momento que precisar, tanto em relação ao espaço, quando em relação à infraestrutura de TI.


Assim, é possível alterar o volume de recursos contratados de acordo com o que a empresa precisa em cada momento. Essa característica é importante para empresas que trabalham com projetos sazonais, por exemplo, que demandam capacidade de processamento e armazenamento maior em determinados períodos.


Possibilita assistência técnica remota


Sistemas, de forma geral, podem apresentar falhas. Em locais nos quais os processamentos de dados é realizado de forma local, a presença de um profissional especializado para resolver os problemas é fundamental. Na nuvem, porém, o sistema pode ter suas falhas corrigidas remotamente —  tendo em vista que as plataformas que oferecem o serviço possuem profissionais à disposição e devidamente capacitados para solucionarem problemas de todo tipo.


Proporciona melhor aproveitamento do espaço físico


A empresa que opta pela cloud computing ganha também no quesito espaço físico, visto que um conjunto de servidores precisa de uma área para acomodar sua estrutura, que conta com equipamentos mais robustos. Na nuvem, a empresa poderá acessar diretamente a plataforma ou servidor cloud correspondente.


O armazenamento na nuvem também contribui para a desocupação do espaço físico, no que se refere aos móveis utilizados para guardar papeis, já que a maioria dos documentos e arquivos de uma empresa podem ser armazenados na nuvem e acessados de qualquer lugar que se esteja —  o que não ocorre com os CPD’s tradicionais.


É importante destacar, no entanto, que a legislação brasileira ainda exige que alguns tipos de documentos sejam guardados em sua forma original. Ainda assim, é possível otimizar o espaço armazenando na nuvem aqueles que a lei assim o permita. Os documentos passam a ser digitalizados e enviados para o espaço virtual — otimizando, dessa forma, as consultas que são feitas frequentemente.


Facilita implementações nos sistemas de TI


Uma empresa que possui servidores físicos necessita que sua equipe de TI se envolva muito mais — pois, além de ter que atuar nas implementações de softwares da empresa, ela deve também se ocupar com a infraestrutura, manutenção, segurança, entre outras ações que tais sistemas exigem.


A computação na nuvem é uma tecnologia simples, com menor grau de complexidade e que, por isso, requer bem menos dos gestores de TI. Visto que, possibilita fazer algumas implementações melhorando os fluxos de trabalho que podem tornar o dia a dia dos usuários muito mais otimizado e simples.


Gostou deste post sobre como armazenar dados na nuvem? Conseguiu esclarecer suas dúvidas? Siga-nos no Facebook e acompanhe nossas atualizações. Dessa forma, você ficará por dentro de muitos outros assuntos interessantes!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca