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Cloud backup: 4 erros aos realizar um backup da nuvem da empresa

Atualizado: 26 de Jul de 2019


As políticas de backup na nuvem possuem um papel de destaque no ambiente corporativo. Dentre as políticas de gestão de dados, a criação de cópias de arquivos e sistemas permite a empreendimentos tornar o seu ambiente de trabalho mais robusto e confiável.


Assim, prejuízos são reduzidos e o negócio garante a sua capacidade de recuperar as suas atividades rapidamente após algum problema ocorrer. Quer saber mais sobre o tema e como investir no cloud backup corretamente? Então, continue com a leitura!


Como realizar o cloud backup?


A criação dos processos de backup na nuvem envolve uma série de etapas. Elas dão ao usuário uma maior confiança na capacidade de recuperar arquivos e evitar que demandas não sejam atendidas.


Uma das mais importantes é a escolha dos arquivos que serão copiados. O ideal é que o negócio foque nos dados mais importantes e que possam causar um maior impacto nas rotinas da companhia após um problema. Portanto, arquivos temporários, por exemplo, podem ser ignorados caso seja necessário.


A empresa deve ter um intervalo entre cada cópia de arquivo. Em geral, ele é definido conforme as informações são modificadas para evitar uso excessivo de recursos. Porém, muitas soluções de cloud backup possuem mecanismos para atualizar informações automaticamente sem comprometer a performance da solução.


O uso de outras ferramentas secundárias também pode ser uma opção para a empresa. Defina uma política de backups que envolva múltiplos dispositivos para salvar arquivos, sempre concentrando uma atenção especial para aspectos como a segurança e o controle dos dados. Assim, você terá mais mecanismos para recuperar informações caso algo ocorra.


Quais erros evitar na criação do cloud backup?


A criação de backups na nuvem, como vimos anteriormente, possui vários passos. E para garantir que todos sejam executados corretamente, a empresa deve evitar problemas e garantir a implementação de uma rotina mais abrangente e eficaz. Evite, por exemplo, os seguintes problemas:


1. Não versionar arquivos


Versionar arquivos permite ao usuário acessar arquivos com muito mais segurança. Se algum erro ocorrer ao salvar um dado, será mais fácil rastrear a versão que estava sendo trabalhada. Portanto, sempre invista em uma ferramenta com esse recurso.


2. Manter processos sem automatização


Para garantir que todos os backups sejam criados na hora certa, escolha uma solução automatizada. Dessa forma, o setor de TI poderá manter o foco nas rotinas de gestão e atendimento ao usuário sem direcionar tantos recursos para a criação de backups manuais.


3. Priorizar dados incorretamente


Priorizar dados é crucial para garantir que o backup seja feito da melhor forma possível. Identifique quais arquivos devem ser mantidos sempre na sua última versão e quais informações podem ficar de fora dos processos de cloud backup. Dessa forma, você otimizará o uso de recursos e diminuirá gastos.


4. Ignorar mídias externas


O backup deve ser abrangente. Portanto, para evitar que nenhum dado importante seja ignorado durante os processos de manutenção, avalie também se as mídias externas devem ser incluídas. Assim, você evitará uma série de riscos caso algo de errado ocorra.


Qual a importância de um serviço terceirizado para executar processos de manutenção de TI?


Durante a criação de políticas de backup, o apoio de um parceiro estratégico pode ser crucial. Avalie se terceirizar essa rotina não é algo que pode trazer mais vantagens para a companhia do que a gestão local dos processos. Em muitos casos, um time dedicado a rotinas de manutenção de TI terceirizado pode gerar uma grande melhoria na área.


O apoio de um parceiro estratégico nos processos de cloud backup dá a empresa muito mais flexibilidade e agilidade. O atendimento às demandas de usuários será feito com mais qualidade. Já os gastos com rotinas de TI cairão drasticamente, abrindo mais portas para novos investimentos.


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