• Equipe MRinfo

Como evitar problemas de tecnologia da informação na empresa?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Problemas na infraestrutura de TI podem causar um grande impacto na produtividade de todos os times. E, ainda que as políticas de gestão sejam abrangentes, falhas ocorrerão diariamente. Diante desse cenário, empresas investem em diferentes estratégias para evitar que as interrupções em serviços sejam frequentes.


Quer conhecer algumas delas? Então, veja no nosso post de hoje as melhores estratégias para evitar problemas de tecnologia da informação!


Alinhe objetivos do setor de TI com outras áreas


O alinhamento de estratégias é uma das melhores formas de garantir que o setor de TI alcance os objetivos esperados por outras áreas e evite problemas de tecnologia da informação. Essa estratégia permite que a área atue com foco em resultados, dimensionando a infraestrutura e planejando rotinas de acordo com aquilo que é esperado do empreendimento.


Bem adotado, o alinhamento estratégico garante que todas as ferramentas tenham um melhor funcionamento. A companhia poderá atingir melhores resultados, evitando gargalos e investimentos de baixo retorno.


Implemente métricas de desempenho


As métricas de desempenho dão ao gestor de TI uma visão ampla sobre o funcionamento de todas as atividades do setor. Torna-se mais fácil rastrear falhas, encontrar gargalos e pontos que necessitam de melhorias. Além disso, o gestor pode mensurar o resultados das políticas implementadas com maior precisão.


Adote indicadores de acordo com o perfil de cada área. Avalie quais são as métricas que permitem uma otimização mais eficaz do dia a dia do empreendimento, criando um histórico que facilite a visualização de como os times são afetados por diferentes fatores.


Documente processos


A execução dos processos do setor de TI de maneira não padronizada impacta diretamente nos resultados do negócio. Quando cada profissional atua de maneira diferente, as chances dos dispositivos funcionarem da forma esperada diminui drasticamente.


Além de treinamentos, que abordaremos adiante, a criação de uma documentação também é uma forma eficaz de reduzir as chances dessa situação ocorrer. Crie documentos com a descrição das principais rotinas da área, os padrões de qualidade mínimos e passos claros e objetivos. Assim, sempre que alguém possuir uma dúvida sobre como algo deve ser feito, bastará consultar a documentação do setor.


Treine profissionais regularmente


O treinamento de profissionais de TI é fundamental para que todos mantenham uma rotina de atuação de alta qualidade, em que as atividades são executadas a partir dos padrões definidos pelo gestor de TI. A realização de minicursos e atividades semelhantes não só alinha os conhecimentos de todos da área, mas também facilita a divulgação de novas abordagens operacionais.


Dedique uma parte do tempo de cada profissional para a realização de treinamentos. É mais fácil evitar problemas ao garantir que todos atuem de acordo com os padrões definidos pelo negócio quando os treinamentos são feitos frequentemente.


Consequentemente, o time de TI sempre terá uma rotina de alta qualidade.

Com uma boa operação, o setor de TI evitará uma série de problemas de tecnologia da informação. Além disso, os outros setores terão uma rotina de alta performance, uma vez que todas as ferramentas funcionarão com grande disponibilidade e estarão configuradas de acordo com o seu perfil de uso, tornando o negócio mais competitivo.


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