• Equipe MRinfo

Como reduzir custos em TI sem perder qualidade em processos? Entenda!

Atualizado: 10 de Jun de 2018


A tecnologia alcançou um papel estratégico no ambiente corporativo. Ao longo dos últimos anos, a infraestrutura de TI deixou de ser uma ferramenta operacional para ter uma função de destaque, contribuindo para que o negócio disponha de serviços mais inovadores e com maior capacidade de atender às demandas externas.


No entanto, para que essa área não se torne um transtorno, é importante trabalhar na redução de custos. Quer saber como isso é feito? Então veja, no nosso post de hoje, algumas formas de reduzir custos com a tecnologia sem prejudicar as atividades da área!


Reveja as licenças de software


As licenças de software são um dos ativos de maior gasto na área de TI. Para reduzir custos nesse campo, a empresa deve revisar as licenças dos seus sistemas em busca de alternativas mais econômicas e que tenham o mesmo custo-benefício.


Isso pode ser feito eliminando assinaturas de soluções que não são utilizadas ou substituindo-as por ferramentas de código livre. Dessa forma, a companhia terá custos mais precisos com a manutenção dos softwares utilizados no dia a dia do empreendimento.


Virtualize os seus servidores


A virtualização de servidores permite que as companhias eliminem uma série de custos com TI. A gestão de TI, por exemplo, será simplificada: o gestor terá um ambiente centralizado para definir os recursos disponibilizados para os usuários, executar rotinas de manutenção e aplicar controles de segurança.


O investimento feito para manter a ferramenta também é menor. Como a quantidade de dispositivos necessária para manter os servidores virtuais é reduzida, a companhia terá menos gastos com manutenção e atualização de sistemas.


Adote uma ferramenta de videoconferência


As soluções de conferência desempenham um papel de destaque para auxiliar as empresas na diminuição dos seus custos com comunicação. Os profissionais terão um ambiente unificado para realizarem reuniões independentemente do local em que estejam, reduzindo a necessidade de deslocamento para um outro local durante projetos ou rotinas diárias.


Para empresas que mantêm uma política de trabalho remoto, por exemplo, a videoconferência pode auxiliar gestores na promoção da produtividade sem comprometimento de custos. Os profissionais conseguirão manter a sua rotina e, ao mesmo tempo, garantir que os processos de tomada de decisão tenham a mesma agilidade de sempre.



Invista em uma solução de SaaS


A computação na nuvem trouxe uma série de vantagens para empresas. Essa tecnologia permite que negócios tenham fluxos de trabalho com alta mobilidade, uma infraestrutura de TI escalável e soluções de software que podem ser atualizadas automaticamente, algo crucial para promover mais inovação no ambiente corporativo.


Da mesma forma, o licenciamento de Softwares como Serviço (SaaS, ou Software as a Service, em inglês), auxilia na redução de custos com TI. A empresa pagará apenas pelo número de usuários que estão ativos em um determinado período. Assim, o gestor elimina a necessidade de pagar por um sistema que não é totalmente utilizado.


Conte com o apoio de um serviço de consultoria


Muitas empresas enfrentam dificuldades técnicas para manter o seu time de TI com uma alta performance ou com uma rotina de trabalho alinhada aos padrões do mercado. Por meio de um serviço de consultoria, essas melhorias podem ser feitas com muito mais agilidade e precisão.


A consultoria de TI executa um trabalho em que todos os processos do negócio são analisados. Alguns fatores, como os pontos que necessitam de aperfeiçoamento e os gargalos operacionais, e o perfil do negócio são identificados.


Com o trabalho do consultor, a empresa consegue criar um plano estratégico para garantir que a área tenha um conjunto de rotinas estruturadas conforme as necessidades dos usuários. Isso colocará o time de TI em uma posição estratégica, com as atividades da área auxiliando o empreendimento a atingir os resultados esperados a médio e longo prazo.


Implemente o armazenamento em nuvem


O armazenamento na nuvem é uma das soluções mais importantes para negócios que buscam formas de reduzir custos, aumentar a integração entre os seus profissionais e ter mais mobilidade no ambiente corporativo.


Além disso, ao migrar os sistemas de armazenamento para ambientes de computação na nuvem, a companhia aumenta a sua segurança: a empresa poderá controlar o acesso aos seus dados de maneira centralizada, sem que os arquivos sejam acessados por terceiros indevidamente.


Pelo armazenamento em nuvem, o negócio terá, portanto, um ambiente centralizado para sincronizar arquivos, compartilhar dados e criar documentos de forma colaborativa.


Assim, o empreendimento consegue manter rotinas de alta mobilidade, sem queda nos indicadores de produtividade, e garantir que todos os times terão uma forma unificada de buscar as melhores soluções para as demandas do mercado.



Aposte na terceirização de serviços


A terceirização de serviços não só auxilia a empresa na redução de custos, mas também contribui para que o negócio tenha mais flexibilidade operacional, capacidade de responder às demandas do mercado e otimizar as suas rotinas internas.


Por meio desse serviço, o negócio terá um time de técnicos contratados sob demanda, que pode atuar no suporte ao usuário, nos projetos internos ou mesmo em rotinas de manutenção de infraestrutura.


Para a empresa, esse tipo de solução dá ao setor de TI uma capacidade maior de focar nas principais rotinas da área. Uma vez que os técnicos terceirizados estejam completamente integrados nas rotinas secundárias do setor, os profissionais internos poderão executar atividades estratégicas e, assim, garantir que a tecnologia tenha um papel estratégico nas rotinas da empresa.


Para garantir sucesso no investimento em outsourcing, a organização deve buscar um parceiro alinhado ao seu perfil. É importante que a companhia contratada para prestar serviços de TI consiga executar atividades que atendam às necessidades internas, mantendo um plano estratégico para solucionar problemas enfrentados pelos profissionais e, assim, trazendo um bom retorno sobre o investimento feito. Portanto, avalie alguns fatores, como:

  • a experiência do prestador de serviços na sua área de atuação;

  • o feedback de consumidores antigos;

  • se a empresa tem certificados de qualidade;

  • as políticas de segurança de dados.

A avaliação de tais fatores garante que a empresa fará um investimento alinhado às suas estratégias para redução de custos e ao seu perfil de mercado. Assim, o retorno obtido a médio e longo prazo será maior. Do mesmo modo, o prestador de serviços conseguirá prestar um trabalho de mais qualidade, capaz de contribuir significativamente para o aumento da competitividade da companhia.


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