• Equipe MRinfo

Conheça 7 coisas que todo profissional de TI deve saber

Atualizado: 26 de Jul de 2019


A Tecnologia da Informação tem exigido cada vez mais dedicação e comprometimento de seus gestores, uma vez que tudo fica obsoleto de forma muito rápida. Por isso, o profissional de TI deve estar atento e preparado para lidar com as várias inovações tecnológicas que surgem a todo momento.


Na verdade, esse profissional atua de forma direta nessa engrenagem e deve acompanhar tudo de perto para manter-se atualizado sobre toda e qualquer solução inovadora em gestão e implementação de sistemas corporativos. A sua atuação é indispensável nas estratégias de qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de TI.


Sendo assim, e para atuar nessa área com tantas inovações de forma segura, algumas habilidades devem fazer parte do perfil desse profissional. Vamos, então, saber quais as competências fundamentais para exercer essa função? Acompanhe!



1. Gerir projetos

O profissional de TI deve, a princípio, saber gerir e conduzir projetos em equipe, bem como ser capaz de elaborar políticas internas que nortearão os processos de informação que serão tratados pela empresa.


A função de um gestor de TI, na verdade, é administrar as atividades e soluções de cada setor de uma corporação que depende dos recursos computacionais.  


2. Liderar



A liderança é uma competência essencial para um profissional dessa área que deseja se destacar na carreira.

Ele deve ter voz ativa no momento da elaboração de estratégias, como aquelas que visam à redução nos custos operacionais, as relacionadas à segurança da informação, bem como nos momentos de implementação de software e sistemas.




3. Dominar idiomas

Saber os vocabulários técnicos em inglês é importante, mas dominar o idioma é fundamental. Oportunidades e aperfeiçoamentos nessa área são constantes, muitos deles ocorrem no exterior e são sempre bem-vindos para o crescimento na carreira.


O ideal é que os profissionais desse segmento dominem pelo menos dois idiomas estrangeiros.


4. Fazer análises, previsões e ter pensamento analítico


Saber analisar um sistema e tudo o que ele envolve é vital para o desenvolvimento de soluções. Fazer previsões é tão importante quanto encontrar respostas para cada obstáculo que se apresenta a cada implementação, seja de software, seja de um novo sistema.


Por isso, o pensamento analítico é uma capacidade fundamental para o profissional que atua em Tecnologia da Informação, e deve ser utilizado para avaliação de riscos, principalmente diante de inovações tecnológicas que a todo instante surgem nesse segmento.


5. Valorizar as relações interpessoais e o conteúdo teórico e prático da sua área de atuação


O profissional de TI deve investir constantemente no conhecimento e aperfeiçoamento técnico (hard skills), visto que a Tecnologia da Informação apresenta inovações frequentes.


Além disso, hoje mais do que nunca, relacionar-se bem com os outros e com o ambiente é um dos requisitos primordiais para se dar bem na profissão — é um conjunto de competências chamado soft skills e é cada vez mais exigido pelas corporações. Hard skills e soft skills devem andar juntos na gestão de TI.


6. Aceitar e estar aberto para inovações


Em um segmento dinâmico como o da Tecnologia da Informação, estar aberto a novas ideias e tecnologias pode ser considerado um diferencial.


O profissional dessa área deve estar atento a tudo o que acontece — em especial às tendências e inovações tecnológicas que começam em outros países, para depois despontarem por aqui.


7. Garantir a segurança


A segurança da informação é uma preocupação constante das corporações. Sendo assim, elas buscam profissionais cada vez mais capacitados para essa finalidade, ou seja, que saibam manter uma infraestrutura de segurança, com boas políticas de backup e proteção contra ataques digitais.


Isso garante a confidencialidade dos dados e informações, não só para ambientes com grandes sistemas locais, mas também em relação à computação em nuvem.


E você, o que achou deste artigo sobre as competências que um profissional de TI deve ter? Você acredita que há outras características importantes? Comente no post e compartilhe as suas impressões sobre o assunto. A sua opinião é sempre muito importante!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca