• Equipe MRinfo

Conheça as melhores práticas para gerenciar a rede wireless

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Toda empresa moderna já possui uma rede wireless para a integração de dispositivos como smartphones e notebooks às suas rotinas. Mas para garantir que isso seja feito sem riscos, a companhia precisa adotar medidas de segurança digital bem estruturadas e abrangentes.


Dessa forma, as vulnerabilidades tornam-se menores e o empreendimento conseguirá entregar aos seus usuários uma infraestrutura robusta e confiável. Mas como gerenciar rede wireless com segurança? Confira as 5 melhores práticas abaixo!


1. Monitore a rede


Entre as práticas para gerenciar rede wireless do negócio, o monitoramento de rede é uma das mais importantes. Ele permite que o gestor de TI rastreie problemas, reduza o número de vulnerabilidades e identifique ataques rapidamente. Além disso, bem estruturado, o monitoramento aumenta a capacidade de a empresa manter a infraestrutura com alta performance.


2. Mantenha o firmware dos aparelhos atualizados


A atualização é um processo que não fica restrito aos softwares do negócio. Atualizado o firmware de equipamentos de rede, a companhia impede que eles sejam acessados indevidamente. Dessa forma, não só o roubo de dados é evitado, como os equipamentos deixam de ser utilizados para ataques a terceiros por meio de técnicas como a DDoS.


3. Troque a senha padrão dos dispositivos

A troca da senha padrão dos dispositivos de rede é um dos processos mais simples e eficazes para que empresas possam ampliar o impacto das rotinas utilizadas para gerenciar a rede wireless. Muitos ataques contam com o uso de senhas padrão para invadir equipamentos. Mas, ao exigir senhas complexas para acessar o painel administrativo, as chances disso ocorrer caem drasticamente.


4. Utilize a criptografia WAP-2


Toda rede wireless conta com um modelo de criptografia próprio. Atualmente, o mais eficaz é o WAP-2. A segunda versão do protocolo de segurança introduzido em 1999 possui uma série de mecanismos para garantir que o usuário possa enviar e receber dados sem comprometer a sua segurança. Portanto, escolher essa opção ao configurar a rede trará mais confiança para todos os seus usuários.


5. Tenha o apoio de uma empresa parceira para gerenciar a rede wireless


A terceirização de processos corporativos é uma estratégia utilizada por várias empresas para aumentar o foco de seus profissionais nos processos críticos de cada área. No ambiente de TI, não é diferente! Esse tipo de serviço reduz custos, melhora a qualidade do serviço prestado e garante que a infraestrutura sempre estará moldada para buscar os melhores resultados possíveis.


Nesse cenário, o apoio de uma empresa parceira na hora de gerenciar rede wireless pode aumentar a capacidade que o negócio tem de fornecer uma infraestrutura de qualidade aos usuários. Os dispositivos e as rotinas de segurança serão executados a partir dos padrões do mercado. E com uma infraestrutura melhor monitorada, será possível reduzir o número de vulnerabilidades continuamente.


Para os profissionais da área, terceirizar a gestão das estratégias voltadas para rede wireless aumenta a flexibilidade do time e cria novas oportunidades para todos inovarem. Além disso, haverá mais tempo para que os profissionais internos consigam trabalhar em projetos e definir rotinas de qualidade. Assim, a empresa poderá colocar, com segurança, a tecnologia no foco das suas estratégias.


Gostou das nossas dicas sobre como gerenciar rede wireless e quer receber alertas sobre outros posts relacionados ao tema? Siga nossas redes sociais — estamos no Facebook e no LinkedIn!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca