• Equipe MRinfo

Descubra o que é infraestrutura de rede

Atualizado: 26 de Jul de 2019


A tecnologia trouxe muitas vantagens para pequenas e médias empresas, porém, com esses benefícios, também se apresentam alguns desafios que devem ser vencidos para obter a melhor performance possível dos recursos de TI. Você sabe o que é infraestrutura de rede?


Montar uma estrutura de rede funcional e que atenda as demandas de conectividade de sua empresa pode ser um obstáculo quando os padrões de organização existentes não são conhecidos. Com uma rede mal distribuída e desorganizada, qualquer troca de equipamentos pode gerar uma dor de cabeça, e encontrar um simples problema de conexão pode virar um pesadelo para o gestor.


No post de hoje, vamos falar sobre a infraestrutura de rede, explicar como montar a sua e que padrão utilizar para um melhor aproveitamento e organização. Continue conosco e confira!


O que é infraestrutura de rede?


Bom, em primeiro lugar, devemos definir o que é essa tal infraestrutura de rede, partindo do pressuposto que, se você está lendo este post, ainda não tem uma ideia clara sobre o que é e quanto é importante uma estrutura de rede bem montada.


Podemos conceituar a infraestrutura de rede como todo o conjunto de equipamentos demandados para o funcionamento de uma rede de comunicação dentro da empresa e no mundo externo. Entre esses elementos estão switchs, canaletas, roteadores, cabos, etc.


Objetivo da infraestrutura de rede


Seu principal objetivo é estabelecer a comunicação interna e externa de uma empresa, otimizando-a da melhor forma possível. Esse objetivo pode ser alcançado através da escolha da topologia e da solução de cabeamento de estrutura que melhor se aplicar à demanda de sua empresa, com a definição, também, dos equipamentos de rede a serem utilizados.


Importância da infraestrutura de rede


Comunicação é tudo no mercado de hoje! Grandes, médias e pequenas empresas se utilizam de redes para se conectar a vários tipos de atividades ou para oferecer seus serviços. Estamos extremamente dependentes das tecnologias, vivemos na era da informação.


É impensável, hoje, que sua empresa enfrente problemas de conectividade constantes. Uma boa infraestrutura de rede impedirá instabilidades que possam trazer prejuízos para o seu negócio. Ninguém acha confortável um acesso instável durante o fechamento de uma venda.


Por que um cabeamento estruturado é necessário?


A boa implementação de uma infraestrutura de rede passa por um cabeamento estruturado. Chama-se de cabeamento estruturado o conjunto de elementos em forma de sistema de redes, formado por conectores, cabos, condutas e dispositivos de infraestrutura de rede que são dispostos seguindo normas preestabelecidas.


A utilização de padrões na instalação de um cabeamento estruturado permite que seja alcançada uma flexibilidade sobre toda a infraestrutura e uma independência de protocolos e fornecedores, uma vez que, ao ser montado para atender aos mais diversos tipos de equipamentos de rede, qualquer modificação poderá ser feita sem se ater ao fato de o cabeamento suportar ou não a dita alteração.


Objetivo do cabeamento de rede


Sua meta principal é entregar uma estrutura de conexão que permita transportar, pela empresa, os sinais de um transmissor até um receptor, sem interrupções, além de fornecer flexibilidade para qualquer tipo de alteração na infraestrutura de rede, sem se preocupar em alterar todo o cabeamento. Isso facilita a gestão de toda a rede de comunicação da empresa.


Importância do cabeamento estruturado


Ao montar uma infraestrutura de rede, alguns dos ideais a serem buscados são a flexibilidade e a confiabilidade. Utilizar um cabeamento estruturado demanda um investimento que trará retorno visível na hora que alguma mudança interna for necessária.


Caso sua empresa tenha a necessidade de alterar a planta dos equipamentos, mudando seu servidor de local, um cabeamento estruturado garantirá que não serão necessários novos pontos de acesso ou mudanças nos atuais. Além, é claro, da facilidade que se tem ao gerir algo bem organizado e detalhado.


Como funciona o planejamento de uma infraestrutura de rede?


Agora que você conhece a importância de uma infraestrutura de rede para o seu negócio, surge a dúvida: como planejá-la da melhor maneira possível?

Bom, essa é uma pergunta que demanda conhecimento das necessidades de sua empresa, porém vamos mostrar os passos básicos para que você alcance essa resposta.


Criação do projeto


Para iniciar a criação do projeto de infraestrutura de rede, você deve considerar que o ideal é que essa estrutura atenda as necessidades da sua empresa pelos próximos dez anos. É necessário que você conheça os padrões de cabeamento e de infraestrutura de rede da Eletronic Industries Association (EIA) e da Telecomunication Industries Association (TIA):

  • ANSI/EIA/TIA – 568: padrão de cabeamento para prédios comerciais;

  • ANSI/EIA/TIA – 569: especificações de cabeamento estruturado;

  • ANSI/EIA/TIA – 570: especificações para cabeamento em pequenos prédios comerciais e residências.

Após estar a par de todas as especificações que deverão ser utilizadas para a criação do projeto, será necessário realizar uma análise acerca das demandas de sua empresa em relação à redes e à comunicação.


Análise das demandas


Um ponto crucial para o sucesso da implantação de uma infraestrutura de rede é o conhecimento das demandas da empresa. Uma rede que não considera qual a necessidade do negócio não terá como prever a melhor maneira de lidar com futuros problemas.


Verificação dos objetivos


Uma rede é planejada objetivando atingir três pontos — fundação de rede, serviços de rede e serviços de usuário. Na fundação de rede, são verificados os itens de conectividade básicos, como quantos escritórios a empresa possui, os acessos internos e externos, a redundância e a gerência de rede.


Nos serviços de rede, serão verificadas quais as necessidades de negócio que vão demandar algum sistema ou equipamento especial em conjunto com a infraestrutura de rede, como os serviços básicos de rede: DHCP, DNS, ou os mais avançados, como balanceamento de carga, virtualização e segurança.


Por último, temos os serviços de usuário, que são aqueles sistemas utilizados pelos usuários em dependência da rede a fim de atender os requisitos do negócio, como messenger, correio eletrônico, aplicativos comerciais, sistemas web e outros.


Como você pode ver, são inúmeros os detalhes em que se deve pensar ao montar uma infraestrutura de rede funcional e que atenda os padrões de especificação. Contar com uma ajuda especializada pode ser um bom investimento, caso você não conte com uma equipe de TI própria para isso.


Agora que você já sabe o que é infraestrutura de rede, que tal curtir nossa página no Facebook e ter acesso a muito mais conteúdo interessante para a sua empresa?

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca