• Equipe MRinfo

Gestão de TI: por que ela é importante?

Atualizado: 4 de Mai de 2018


Gestão de TI

No momento em que falamos sobre gestão de TI, estamos nos referindo a uma série de etapas, procedimentos e práticas para escolher, instalar e manter a tecnologia no mundo empresarial. Isso engloba produtos tecnológicos, serviços, dispositivos, dados e transações.


Dessa forma, fazer a gestão de TI significa administrar o conjunto de soluções e atividades providas por recursos computacionais para o desenvolvimento de qualquer empresa.


Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba exatamente como a gestão em TI é importante. Continue lendo!


Gestão de TI reduz custos


Quando a TI é estrategicamente administrada, ou seja, não é observada somente como um setor de sustento, mas sim como parte tática do negócio, as otimizações trazidas por ela podem reduzir os gastos da operação.


Ao integrar as seções, filiais e unidades de negócios, a operação ganha mais tempo para se dedicar às diligências planejadas. Isso permite que a parte operacional fique exclusivamente por conta das soluções tecnológicas.


Com tudo automatizado e seguindo fluxos definidos, os profissionais erram menos e precisam realizar menos retrabalhos. Como tempo é dinheiro, os custos diminuem bastante quando tudo está funcionando corretamente.


Desse modo, entregando aos usuários meios que melhorem seu dia a dia — com mobilidade e disponibilidade, por exemplo —, as despesas decorrentes de ligações telefônicas, por exemplo, passam a não existir, visto que tudo é feito em soluções que se alimentam.


Os próprios gastos com TI se tornam reduzidos e mais previsíveis, já que existe uma gestão ativa com a utilização de todos os recursos disponíveis. Sem que isso ocorra, é bastante rotineiro o empreendimento acabar adquirindo novos instrumentos e serviços sem se dar conta de que possui meios internos.


Ajuda a sua empresa se desenvolver


Qual empresário nunca perdeu aquele colaborador da equipe que sabia tudo? Ele estava presente há muito tempo, desde o início, e conhecia cada momento da operação e do mercado da sua empresa. O que fazer nessa situação? É complicado, pois, além do empregado, você também perdeu diversas informações sobre o seu negócio, sobre a sua mercadoria, fornecedores, contatos etc. Informações valiosas. 


Então, como a gestão de TI auxilia nesses casos? Antes mesmo de pensar nela, você precisa compreender a relevância de fazer a gestão do conhecimento na sua empresa. Isso é: compartilhar, criar, registrar, proteger e usar os conhecimentos mais importantes do seu empreendimento.


Nesse sentido, a gestão de TI pode ser uma forte aliada quando desenvolver mecanismos que impulsionem uma cultura de troca de informação e colaboração. Ao mesmo tempo em que isso acontece, há a reunião e organização dessas informações para que elas estejam sempre disponíveis.


Alinha os objetivos da empresa


Com a gestão de TI também fica mais simples ordenar os objetivos da empresa com a tecnologia. Ou seja, colocar a equipe de TI dentro do negócio e não a utilizar apenas como apoio.


A equipe de TI, gradativamente, deve participar das deliberações e estar por dentro das metas, colocando-se à disposição para fortalecer ou procurar no mercado instrumentos e atividades que possam suportar as metas estratégicas. Isso só é viável quando há uma gestão efetiva de TI.


Em contrapartida, fazer com que toda a organização trabalhe em um mesmo objetivo pode parecer difícil quando não existem soluções tecnológicas disponíveis. Por conta disso, é importante uma gestão de TI estratégica.


Dessa forma, com uma abordagem mais consultiva, os profissionais de TI conseguem desenvolver essa integração e disponibilizar aos usuários métodos de colaborar, se comunicar e trabalhar em equipe.


Torna as informações mais seguras


Uma das grandes aflições das empresas é o roubo de dados. A indisponibilidade de instrumentos tecnológicos utilizados no dia a dia também pode gerar uma enorme dor de cabeça.


Com a gestão de TI, possibilitar segurança para a operação é mais fácil, visto que o departamento assume uma responsabilidade mais estratégica. Ele avoca responsabilidades como monitoramento das soluções, criação de uma política de segurança, apoio aos usuários em tempo hábil, entre outras atividades.


Melhora o desempenho da equipe de projetos


Com tecnologias que auxiliem o planejamento e a execução de projetos, o perigo de falhar diminui consideravelmente. A comunicação é rápida e coerente, a assessoria entre os envolvidos se torna mais simples, os administradores acompanham mais de perto, entre outros.


Assim, ocorrendo um melhor aparato tecnológico, a execução dos projetos do empreendimento se torna mais simples e até mais prazerosa para os profissionais envolvidos, pois há uniformização de atividades.


Transforma dados em informações de valor


Outra questão importante proporcionada pela gestão de TI é a estruturação e a análise de dados. Com metodologias e ferramentas, é capaz do departamento de TI entregar aos decisores relatórios com padrões de comportamento dos usuários e até de clientes, parceiros comerciais e da concorrência para tomadas de decisões mais inteligentes.


Tudo isso está unido à eficácia de extrair insights dos dados, o que pode também maximizar a inovação do negócio. Sabendo como os clientes se comportam no tocante a uma mercadoria ou serviço ou até estudando as ocorrências do serviço de atendimento ao consumidor, por exemplo, o empreendimento pode melhorar seus produtos ou inovar ofertas que atendam a essas demandas.


Ajuda suas operações logísticas


Imagine lidar com uma quantidade enorme de entradas e saídas diárias de diferentes entregas de fornecedores variados. Ou então, considerando um e-commerce que entrega mais de 150 produtos em todos os estados do Brasil: já pensou o número de detalhes que precisam ser controlados e ordenados para que tudo dê certo sem que ninguém fique fora de si?


Pois é. Uma gestão de TI eficiente, mais uma vez, pode ser uma grande aliada quando for gerenciar suas operações logísticas. Um bom sistema de TI te auxilia a gerir seus estoques, dividir informações com seus fornecedores e vice-versa e, principalmente, a ter sempre em mãos os dados do seu negócio.


Enfim, existem motivos de sobra para argumentar a importância da gestão de TI para uma empresa. Felizmente, a quantidade de empresas que estão atuando preventivamente nessa área vem aumentando, desenvolvendo seus controles administrativos de segurança da informação antes que ocorra algum incidente.


E aí, gostou do nosso post sobre gestão de TI? Entendeu por que ela é importante? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e LinkedIn) e fique por dentro deste e de outros assuntos!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca