• Equipe MRinfo

Implementação de firewalls corporativos: como ocorre e quais os benefícios?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


O investimento em um firewall corporativo tem sido adotado por muitas empresas como uma forma de tornar a sua infraestrutura de rede mais robusta e confiável.


Essa solução torna o controle sobre conexões de rede mais eficaz, além de reduzir as chances de ocorrência de ataques. Dessa forma, a companhia pode criar serviços mais flexíveis e inteligentes com baixo nível de risco.


Se você quer saber mais sobre o tema e quais as melhores estratégias para executar a implementação de firewalls corporativos, veja o nosso post de hoje!


O que são firewalls corporativos?


O firewall corporativo é uma ferramenta de segurança voltada para o monitoramento das conexões de rede de uma empresa. Ele pode ser implementado via software ou como um hardware específico e, em ambos os casos, a solução trabalha identificando conexões e pacotes que tenham conteúdos maliciosos.


Caso algum comportamento de risco seja detectado pelo firewall, ele bloqueia o acesso aos recursos, evitando invasões e roubo de dados. Além disso, a ferramenta pode ter regras de controle personalizadas, dando mais integridade e confiabilidade para as conexões de rede da empresa.


Como é executada a implementação de firewalls corporativos?


A implementação de firewalls corporativos deve seguir uma série de rotinas para evitar que o negócio tenha prejuízos com o seu investimento. Bem executado, esse processo permitirá que a empresa otimize as suas políticas de segurança digital e torne a sua infraestrutura mais robusta.


Confira abaixo as principais medidas para evitar falhas durante a adoção dessa ferramenta de segurança.


Tenha uma política de segurança digital


A política de segurança digital amplia a capacidade de o firewall proteger os sistemas do negócio. Ela deve unificar estratégias de prevenção e mitigação de vulnerabilidades, como monitoramento de recursos e regras de controle de acesso.


Dessa forma, a companhia terá medidas que reduzem riscos, dão mais controle ao gestor sobre a infraestrutura e diminuem as chances de o empreendimento ser vítima de um ataque.


Defina regras de controle e perfis de uso


Para garantir que o firewall possa trabalhar da forma correta, é importante que o negócio personalize a aplicação conforme o seu perfil. Com o apoio de regras de controle e a definição de perfis de uso, a ferramenta terá uma quantidade de alertas de ameaças falsas reduzida, tornando a mitigação de problemas mais segura e precisa.


Não exponha serviços privados sem VPN


Rotinas de alta mobilidade tornaram-se comuns no ambiente corporativo. Nesse cenário, é importante que o acesso a recursos internos seja bem estruturado, sem que os usuários tenham riscos de segurança.


Para evitar que profissionais remotos tenham problemas, implemente, ao lado do firewall, alguns recursos, como o VPN. Essa solução cria uma conexão privada entre o dispositivo do usuário e o sistema. Isso evita que pacotes de dados com informações sigilosas sejam capturados por terceiros e a segurança seja comprometida.


Estabeleça uma rotina de atualizações


As atualizações auxiliam desenvolvedores de ferramentas de segurança na otimização das suas soluções. Diante disso, é crucial que a empresa crie uma rotina de testes e implementação de correções que seja ágil.


Dessa forma, a companhia pode ter acesso mais rápido a novos recursos, evitar problemas de incompatibilidade e garantir que os seus profissionais fiquem protegidos contra todos os tipos de ataques.


Quais os principais benefícios do firewall corporativo?


A implementação de firewalls corporativos pode trazer uma série de benefícios para a empresa.


O gestor terá um maior controle sobre as conexões de rede, evitando que os usuários acessem recursos inseguros na web e tenham as suas informações expostas. Além disso, a organização terá maior integridade, uma vez que pacotes maliciosos serão bloqueados automaticamente.


Se o empreendimento tiver uma política de segurança digital já estruturada, ela terá o seu alcance ampliado. Isso será crucial para que a empresa possa manter rotinas flexíveis sem que os seus processos sejam comprometidos pelo aumento do número de vulnerabilidades causado por rotinas de trabalho remoto.


Em outras palavras, a implementação de firewalls corporativos é uma das várias maneiras que a empresa tem para manter a sua infraestrutura mais segura e confiável.


Se você quer conhecer outras, veja a nossa lista com quatro ferramentas de segurança digital essenciais! Até mais!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca