• Equipe MRinfo

Infraestrutura de TI: Saiba o que é necessário para montar um time

Atualizado: 26 de Jul de 2019


No ambiente corporativo moderno, a infraestrutura de TI está integrada com vários processos corporativos. É por meio dela que gestores conseguem avaliar o sucesso de suas rotinas. Ao mesmo tempo, essa parte da cadeia operacional é fundamental para que profissionais tenham maior mobilidade e integração.


Mas até que ponto a infraestrutura de TI é realmente importante para o negócio? Como o empreendimento pode criar rotinas e um time de TI capaz de gerenciar todos os dispositivos sem grandes dificuldades? Confira todas as respostas lendo este post!


Como a infraestrutura de TI impacta os resultados do negócio?


Uma boa infraestrutura de TI contribui para que a empresa consiga executar os seus processos com agilidade e segurança. Quando os equipamentos deixam de funcionar corretamente, a produtividade cai e os prazos deixam de ser cumpridos. Todos os profissionais terão problemas para se comunicar, acessar dados importantes ou validar informações.


Ao mesmo tempo, a mobilidade é comprometida caso dispositivos de TI deixem de funcionar. Se o negócio tiver problemas com os notebooks disponibilizados aos seus profissionais, por exemplo, maiores serão as falhas em sistemas que impedirão a execução das rotinas diárias do empreendimento.


Investir em uma infraestrutura de TI de alta performance é fundamental para o negócio ter mais agilidade e segurança ao prestar os seus serviços. Bem estruturada, ela será capaz de agilizar rotinas, reduzir erros e melhorar a gestão de custos operacionais. Dessa forma, a companhia conseguirá ser mais competitiva e flexível.


Criando um time para gerenciar a infraestrutura de TI


A gestão da infraestrutura de TI deve ser feita por meio de um time de profissionais capacitados. Eles atuarão lado a lado com times de outras áreas, definindo rotinas de gestão, estratégias de segurança digital e monitoramento para garantir que todos os equipamentos estejam funcionando de acordo com a necessidade do negócio.


E nesse sentido, a companhia deve procurar pessoas capazes de executar tarefas relacionadas às seguintes áreas:


Segurança digital


A segurança digital é uma das principais preocupações de negócios que dependem da tecnologia para manterem-se funcionais. Profissionais de TI devem ser capazes de criar rotinas para controlar, monitorar e responder a ataques com agilidade.

Além disso, os procedimentos das políticas de segurança digital e privacidade precisam reduzir ao máximo o número de vulnerabilidades existentes, tornando a infraestrutura mais confiável e robusta.


Manutenção preventiva


A manutenção preventiva auxilia a companhia a evitar falhas e a prolongar a vida útil de todos os dispositivos. Por meio dela, empreendimentos garantem que equipamentos sempre estarão funcionando de acordo com a sua demanda. Assim, não só o negócio consegue otimizar a sua produtividade, como também reduz as chances de ter custos não programados com a troca de peças.


Manutenção corretiva


As rotinas de manutenção corretivas devem ser programadas para que a empresa possa atuar rapidamente em caso de falhas. Por meio de um processo de gestão de riscos e identificação de vulnerabilidades, o gestor pode preparar a sua equipe para responder com agilidade caso algo de errado ocorra.


Monitoramento de recursos


O monitoramento de recursos deve ser executado continuamente. Ele permite que o negócio conheça as suas falhas com mais precisão, identifique ameaças e vulnerabilidades de segurança e consiga evitar a sobrecarga dos seus serviços.

Ele pode ser aplicado para todos os equipamentos, uma vez que os dados levantados sobre o funcionamento dos dispositivos permitem ao negócio realizar mudanças e investimentos mais inteligentes, em médio e longo prazo.


Suporte ao usuário


O suporte ao usuário é uma área estratégica do setor de TI. Ele auxilia profissionais a solucionarem pequenos e grandes problemas rapidamente, além de ser responsável pela resolução de dúvidas pontuais.


Crie um time de técnicos capazes de atender demandas com agilidade e segurança. Não se esqueça de treinar regularmente a equipe para lidar com os problemas mais comuns. Dessa forma, o setor de suporte sempre estará pronto para lidar com os problemas e garantir o funcionamento das rotinas do negócio sem grandes dificuldades.


Planejamento de políticas de gestão


As políticas de gestão de TI englobam todos os processos citados anteriormente. Para que sejam bem planejadas, é necessário que o setor de TI se mantenha alinhado com outras áreas. Dessa forma, o empreendimento poderá sempre garantir que todo o time de TI (além dos aparelhos e sistemas que estão sob sua responsabilidade) funcione continuamente.


Terceirização: realmente é uma boa opção para o negócio?


A terceirização (ou outsourcing de TI) é uma solução que tem sido adotada por várias empresas para otimizar os seus processos e ter mais flexibilidade para manter a sua infraestrutura de TI funcional. Nesse tipo de serviço, o empreendimento direciona as rotinas de gestão de TI para um parceiro estratégico, que disponibilizará um time de profissionais para manter equipamentos funcionais de acordo com as demandas internas.


O outsourcing em TI traz mais economia para a empresa. O negócio passa a ter um custo operacional com o setor que corresponderá exatamente ao tamanho do seu time, em um determinado período. Além disso, haverá mais flexibilidade para o gestor, uma vez que o tamanho da equipe poderá ser modificado rapidamente.


Há de se destacar, também, as chances da companhia atingir uma performance mais elevada por meio desse serviço. Profissionais terceirizados costumam possuir conhecimentos mais atualizados, seja por meio de cursos, seja por meio do contato com vários perfis de empresa. Isso aumenta a inovação dentro do ambiente de TI e reduz as chances da empresa atuar com procedimentos de gestão não alinhados com as novidades do mercado.


Investindo no outsourcing, o negócio maximiza o impacto causado pelas políticas de gestão e reduz o número de problemas da infraestrutura de TI. Além disso, gastos são eliminados e usuários terão a garantia de sempre possuírem os recursos necessários para atuarem de maneira estratégica.


Se a companhia já possuir um time de profissionais estruturado para rotinas de gestão e manutenção de recursos, por exemplo, o investimento pode ser focalizado na equipe de suporte. Dessa forma, os profissionais terão sempre o apoio de uma equipe eficaz e pronta para lidar com as demandas internas.


Quer saber mais? Então confira como um parceiro estratégico pode otimizar o funcionamento do seu suporte de TI!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca