• Equipe MRinfo

O que são vírus de computador e como proteger sua empresa

Atualizado: 4 de Ago de 2019


Já teve momento em que a sua máquina tenha apresentado alguma lentidão ou, até mesmo, que tenha sumido com alguns arquivos que você estava usando há pouco tempo? Esses podem ser apenas alguns dos sintomas causados pelos vírus de computador. Porém, com certos cuidados é possível combater essa praga!


Está interessado? Continue a leitura e saiba o que são vírus de computador e como enfrentá-los. Acompanhe!


O que são vírus de computador?


Os vírus são programas de computador capazes de causar problemas no ambiente virtual. Eles podem capturar informações confidenciais do usuário, alterar ou apagar dados, inutilizar o funcionamento da máquina infectada e até aumentar o tráfego da rede — causando lentidão ou até mesmo derrubando algum site.


No entanto, os vírus são apenas um tipo das diversas pragas virtuais existentes. Além deles, existem os cavalos de tróia, worms, hijackers, spywares e ransomwares.


Como esses vírus agem?


Tempos atrás, os vírus eram transmitidos por meio de disquetes e causavam transtornos, infectando o equipamento pela mídia compartilhada. Porém, com o avanço da internet, essas pragas também evoluíram a ponto de enganar qualquer pessoa que não esteja bem informada.


É possível contrair vírus por meio de e-mails, download realizado de sites suspeitos, link compartilhado dentro de uma rede social e até por meio dos próprios programas já instalados no computador — devido às falhas de segurança.


Como se proteger, afinal?


Agora que você já sabe o que são e como agem os vírus de computador, apresentaremos algumas dicas de como manter a sua máquina protegida, a fim de evitar transtornos e aborrecimentos. Confira!


Proteja a camada de gateway


Essa é a porta de entrada da empresa para a internet. Por ser um ponto vulnerável, qualquer descuido pode fazer com que o vírus, de forma discreta, faça todo o estrago. Uma forma de prevenir a invasão é utilizar equipamentos de segurança atualizados com antivírus, além de filtrar o que é acessado na web.


Faça atualizações de segurança


Como foi mencionado, todos estamos sujeitos às invasões, pois os programas que estão em nossos computadores podem conter falhas de segurança que facilitem a entrada de um arquivo infectado por vírus.


Como os vírus podem agir de forma silenciosa, apenas monitorando os seus passos dentro do mundo digital, ou recolhendo informações para que, num determinado momento, surjam outras formas de atrair outros tipos de vírus para a sua máquina — é imprescindível que você faça atualizações de segurança periodicamente!


Forneça treinamento para a equipe


Uma forma de evitar quaisquer problemas é realizar treinamentos com as equipes. Não importa o quanto você proteja a sua máquina, os problemas podem surgir por um descuido de algum funcionário da própria empresa — seja abrindo algum e-mail malicioso ou acessando links duvidosos nas redes sociais.


Outra boa prática é recomendar a utilização de senhas sofisticadas para evitar a invasão. Não usar “12345” ou nome e data de aniversário, que costumam ser comuns por serem de fácil assimilação.


Utilize um bom antivírus


O ponto fundamental é utilizar um bom antivírus. Apesar do investimento, ele trará diversos benefícios para a empresa. Esses softwares alinhados com essas dicas protegerão os dados das ameaças e darão mais tranquilidade ao abrir um e-mail ou navegar na internet — já que esses sistemas de segurança foram programados para identificar qualquer atividade suspeita e bloqueá-la, caso se manifeste.


Mantenha o backup em dia


Mesmo com as dicas mencionadas, é fundamental que você faça cópias de segurança, os backups, com uma certa frequência. Dessa forma, você evitará que um pequeno deslize prejudique e coloque em risco os dados confidenciais da sua empresa.


Seguindo essas dicas, as chances de ocorrer algum problema diminui consideravelmente. Apesar disso, ainda vale a pena procurar uma empresa que forneça parceria para cuidar da segurança, certo?


Quer saber mais sobre o que são vírus de computador e outras tecnologias? Siga a gente nas redes sociais: estamos no Facebook e no LinkedIn.

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca