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Outsourcing de TI: o que levar em consideração ao terceirizar?

Atualizado: 19 de Jun de 2018


Você sabe o que é outsourcing de TI? Já pensou em terceirizar os serviços de TI da sua empresa? Nos últimos anos, o outsourcing tornou-se uma das escolhas preferidas de gestores que pretendem reduzir gastos, criar competitividade e tornar o ambiente de trabalho mais eficaz.


Esse tipo de serviço permite que empresas tenham um setor de TI mais dinâmico e ágil. O negócio terá menos dificuldades para integrar a tecnologia em mais rotinas e, com isso, gerará mais competitividade a médio e longo prazo.


Mas como fazer um investimento de qualidade nessa área? Quais os benefícios causados por esse tipo de serviço? Continue com a leitura até o final para descobrir as respostas!


O que é o outsourcing de TI?


A terceirização dos serviços de TI é um investimento que a empresa direciona para um prestador de serviços especializado em determinados campos, como a governança digital, a manutenção de infraestrutura, a criação de políticas e a administração de projetos internos.


Isso permite ao negócio ter um maior foco nos processos críticos. Além disso, é possível reduzir custos e criar mais competitividade a médio e longo prazo.


Em outras palavras, a terceirização é um serviço flexível. Ela pode ser aplicada a vários processos para dar mais qualidade às atividades da área e, assim, garantir que a empresa atinja seus objetivos de médio e longo prazo com o apoio da tecnologia.


Como o outsourcing de TI pode beneficiar a sua empresa?


A implementação da terceirização de serviços de TI pode gerar uma série de ganhos para o negócio. Escolhendo o outsourcing, o negócio consegue criar um ambiente de trabalho mais flexível, dinâmico e ágil. Além disso, gastos são eliminados e o empreendimento pode ter maior foco nas rotinas críticas. Veja, abaixo, alguns dos maiores impactos da terceirização de TI!


Redução de custos


A redução de gastos é um dos maiores motivos para empresas adotarem o outsourcing em qualquer área. Esse serviço está estruturado de tal forma que, para o gestor, torna-se muito mais fácil eliminar desperdícios e gastos que normalmente ocorreriam com a contratação direta.


Parte dos gastos cai com a maior especialização do profissional terceirizado. Os custos de treinamento e atualização de conhecimentos são direcionados à empresa que gerencia o serviço e divididos entre todos os seus clientes. Assim, o valor para contratar mais pessoas cai drasticamente.


Ao mesmo tempo, a empresa terá processos mais flexíveis para aumentar ou reduzir a sua equipe. Com rotinas menos burocráticas, o empreendimento pode eliminar gastos de contratação e ter mais recursos para investir em outras áreas.


Maior flexibilidade


A flexibilidade é um ponto-chave para quem trabalha com tecnologia. Conseguir adaptar-se rapidamente a mudanças é fundamental para que a empresa possa manter-se com mais qualidade e capacidade de atingir as suas metas.


Se um projeto for modificado, por exemplo, o negócio terá um meio prático e rápido para modificar o seu time e alinhar-se com as novas metas. Na prestação de serviços diária, o setor de TI conseguirá modificar o seu fluxo de atividades rapidamente, sem que isso crie um impacto negativo na qualidade dos serviços prestados.


Em outras palavras, o outsourcing de TI auxilia a empresa a ter uma maior capacidade de responder a demandas dos usuários. Será muito mais fácil alinhar estratégias e garantir que o trabalho da área sempre seja feito a partir de um padrão rígido de qualidade.


O que fazer ao contratar um serviço de outsourcing de TI?

A contratação de uma empresa de outsourcing é um investimento delicado. É importante que o empreendimento faça escolhas bem definidas, busque uma companhia alinhada com o seu perfil e saiba, assim, evitar os riscos que envolvem uma má escolha. Com a escolha correta, você terá melhores resultados e conseguirá atingir os seus objetivos muito facilmente.


Veja, abaixo, alguns pontos a considerar quando investir nessa solução.


Verifique certificações


As certificações são uma maneira de identificar empresas comprometidas com um trabalho de qualidade. Portanto, verifique se a companhia tem certificações em determinadas áreas, como segurança, metodologias de desenvolvimento e políticas de gestão.


Ao preferir negócios que atuam conforme os padrões do mercado, os riscos de o investimento no outsourcing de TI dar errado serão muito menores. Ou seja, será muito mais fácil investir em uma companhia de terceirização capaz de auxiliar o negócio a atingir todas as suas metas.


Obtenha o feedback de clientes antigos


O feedback de clientes antigos é um mecanismo importante para avaliar se o negócio tem mesmo capacidade de trabalhar conforme os seus padrões de qualidade.


Portanto, busque a avaliação de parceiros anteriores para identificar se o prestador de serviços consegue atuar em determinados ambientes, os seus pontos fracos e a melhor qualidade dos serviços prestados. Assim, você fará uma escolha muito mais segura.


Verifique se a companhia tem experiência no seu ramo


Todo negócio tem demandas, objetivos e rotinas específicas. Em geral, muitos desses fatores são definidos por características do setor em que o empreendimento atua, como regulações, normas tributárias e padrões do mercado.


Além disso, as estratégias comerciais de médio e longo prazo são fundamentais para direcionar como a companhia deve estruturar-se em médio e longo prazo.


Portanto, é crucial que a companhia escolha uma empresa que tenha experiência na sua área ao investir no outsourcing. Isso garantirá que os profissionais terceirizados poderão atuar de maneira estratégica solucionando demandas da melhor forma possível.


Ao mesmo tempo, os serviços terão uma melhor estrutura e eficácia e, consequentemente, o retorno sobre o investimento será muito mais amplo.


Alinhe objetivos


Para que os profissionais contratados saibam fazer um trabalho de qualidade, priorize o alinhamento de objetivos. Ao construir o SLA (sigla para Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço, em português), escolha metas, indicadores de performance e níveis de qualidade do trabalho prestado.


Em outras palavras, a qualidade do parceiro escolhido para trabalhar com o outsourcing de TI é um ponto fundamental para que as estratégias do negócio sejam atingidas. Trabalhando com profissionais flexíveis e prontos para atuar conforme os padrões do seu setor de atuação, a sua companhia pode melhorar a performance do setor de TI e, assim, levar a tecnologia para mais áreas.


Quer saber mais sobre como isso é possível? Então, entre em contato com um de nossos consultores!

 

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