• Equipe MRinfo

Por que fazer backup é tão importante?

Atualizado: 4 de Ago de 2019


Por que fazer backup dos dados corporativos é tão importante? Aliás, o que é backup? Essas são perguntas recorrentes entre gestores de empresas cujo ambiente de trabalho é informatizado e, consequentemente, dependem da TI para crescer.


O backup é um procedimento que visa garantir a segurança dos dados, por meio da criação de cópias de segurança, evitando que as falhas humanas — remoção acidental de arquivos, por exemplo — acarretem na perda total dos arquivos ou comprometam a integridade deles.


Um estudo realizado pela EaseUs relata que a perda de dados acontece, geralmente, devido a acidentes (44%), ações equivocadas (32%) e de falhas no sistema/fornecimento de energia elétrica (21%).


Portanto, agora que você já sabe quão primordial é o backup para o seu negócio, que tal conhecer alguns dos seus principais benefícios? Neste post, apresentarmos a você 6 deles. Confira!


1. Segurança dos dados


Os dados são bens altamente valiosos para toda e qualquer empresa. Afinal, é a partir deles que informações estratégicas são obtidas para auxiliar na tomada de decisões, sendo elementos fundamentais aos processos do negócio.


Diante dessa importância, a contribuição do backup para mitigar ações de ameaças virtuais — como o ransomware (malware utilizado para extorsão e roubo de dados) — prevenindo a empresa de pagar altos valores para resgatar suas informações, é um fator de extrema relevância.


Outra possibilidade são eventos que envolvem desastres naturais; caso aconteça um incêndio, por exemplo, e todos os computadores sejam danificados, somente o backup — de preferência em nuvem — assegura que as informações possam ser recuperadas em plena integridade.


Fora isso, imagine se todas essas informações, de repente, fossem perdidas por causas diversas? Já pensou no quanto a sua empresa perderia com isso?


Nesse contexto, o backup é a solução mais confiável para estabelecer a segurança dos dados e garantir que nenhuma ocorrência, por mais desastrosa que seja, ocasione em maiores prejuízos.


2. Recuperação de dados


Mais do que simplesmente guardar cópias, o backup também consiste em processos de recuperação de dados que podem ser acionados sempre que necessário.


A vantagem da recuperação a partir de um sistema como esse é a agilidade com que a ela é feita, visto que todas as cópias são armazenadas de maneira organizada, facilitando a identificação dos arquivos que precisam ser restaurados.


Para enfatizar a relevância disso, vamos supor que uma empresa nunca tenha se planejado para fazer backups eficientemente e, de repente, o pior acontece. As cópias dos dados estão espalhadas por dezenas de dispositivos e locais da Internet, (e-mails, por exemplo), portanto, a recuperação dos arquivos seria altamente desgastante e nem um pouco ágil.


3. Tipos variados de backup


Obviamente, quando se imagina que as maiores corporações do mundo investem em mecanismos de backup, é difícil enxergar viabilidade financeira — e até mesmo tecnológica — para implementá-lo numa empresa de menor porte.


A boa notícia é que existem tipos diferentes de backup; ou seja, há vários modos de se fazer cópias de segurança dos dados, detalhe que facilita a tarefa de escolher o método mais adequado ao porte, infraestrutura, ambiente e quantidade de informações acerca do negócio.


Deve-se observar também, as características dos dados, ou seja, sua criticidade, frequência de atualização, enfim, a relevância para os negócios.


Os sistemas de backup disponíveis do mercado também são flexíveis, aplicáveis a todos os tipos de empresa. Muito disso se deve à evolução e popularização da computação em nuvem que, sem dúvidas, é uma das tecnologias que mais viabilizam soluções de ponta para PMEs.


4. Prevenção às falhas humanas


Há um tempo os processos de backup eram feitos manualmente, portanto, era algo passível de falhas humanas, gerando atrasos, procrastinação ou, até mesmo, esquecimento por parte do departamento responsável.


Atualmente, o mercado oferece sistemas mais sofisticados, capazes de executar backup automaticamente, online (enviando as cópias para um ambiente de nuvem) e em tempo real, garantindo que nenhum arquivo seja perdido.


5. Controle de custos


Imaginemos o seguinte cenário: um funcionário tem o seu laptop furtado, isto é, um dispositivo utilizado para o trabalho — algo possível de acontecer em empresas que implantaram o conceito de BYOD (Bring Your Own Device), por exemplo.


Normalmente, a perda do notebook acarretaria em pequenos prejuízos. Porém, o mesmo notebook pode resultar, em média, num prejuízo de $50.000,00, caso os dados corporativos estejam nele armazenados.


O backup é uma excelente alternativa para evitar um dano financeiro milionário, afinal todos os dados gerados pelo laptop do colaborador são copiados automaticamente e armazenados em outro ambiente — um servidor localizado em outra cidade, por exemplo.


6. Satisfação dos clientes


Quando uma empresa se torna responsável por dados de clientes, é certo que a equipe de TI sofrerá grandes cobranças se algum problema ameaçar a integridade das informações. Naturalmente, saber onde estão os seus dados é a única resposta que os clientes exigirão.


Se a empresa em questão conta com um sistema de backup eficiente e bem estruturado, capaz de realizar as cópias de segurança automaticamente e em tempo real, a TI conseguirá resolver o problema rapidamente e deixará os clientes satisfeitos, seguros de que sempre terão os seus dados à disposição.


Devido à importância dos dados para a empresa, fazer o backup está longe de ser uma questão de ser uma escolha ou um capricho, fato é que já se tornou uma necessidade.

A grande onda de cibercrimes que estão assolando o mundo digital, as falhas (físicas e lógicas) que a infraestrutura está sujeita a sofrer e os riscos adventos de desastres naturais são alguns dos motivos que justificam a importância do backup.


Logo, “por que fazer backup” é uma questão de prioridades; se a sua empresa valoriza as informações e depende delas para funcionar, o backup é um assunto que deve entrar em pauta o quanto antes!


Esperamos que este post tenha respondido grande parte das suas dúvidas. Para acompanhar as nossas novidades e não perder nenhum conteúdo, curta a nossa página no Facebook agora mesmo!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca