• Equipe MRinfo

Qual a importância do backup para contadores, médicos e advogados?

Atualizado: 4 de Mai de 2018


backup para contadores, médicos e advogados

O investimento em estratégias que deixam os dados sigilosos mais seguros e livres de ameaças digitais se tornou obrigatório em várias profissões. Em áreas como contabilidade, medicina e advocacia, por exemplo, conseguir manter informações com uma boa integridade é um fator que impacta diretamente na qualidade dos serviços prestados.


E, para conseguir atingir esse objetivo, o backup de dados pode ser o principal aliado. Quer saber como? Então, veja neste post, tudo o que você precisa saber sobre a importância do backup para a sua companhia! Boa leitura!


Investir em segurança de dados deve ser uma prioridade?


A segurança de dados é um dos principais fatores relacionados à qualidade de uma infraestrutura de TI. Diante do crescimento do número (e da complexidade) dos ataques que ocorrem a empresas e prestadores de serviços, manter informações íntegras passou a ser algo que afeta a capacidade de as equipes se manterem operacionais.


Quando um prestador de serviços é vítima de um ataque, como de ransomwares, os prejuízos podem abalar a sua rotina de várias formas. Além da perda de clientes, informações de terceiros são expostas ou corrompidas permanentemente, levando a processos e multas.


E com a imagem comprometida, quem teve os dados roubados terá mais dificuldades para realizar novos negócios.


Qual a importância do backup de dados?


As políticas de segurança de dados utilizam vários mecanismos para garantir a segurança de seus usuários. Normas de controle e sistemas de monitoramento, por exemplo, reduzem as chances de um ataque obter acesso a recursos importantes. Já a atualização constante de sistemas evita que vulnerabilidades sejam utilizadas para o roubo de informações.


Nesse sentido, uma das principais estratégias que o profissional que precisa manter os seus dados seguros pode utilizar é o backup das suas informações. Esse artifício permite que o usuário tenha cópias de suas principais informações para serem utilizadas sempre que necessário. Assim, a chance de um ataque ou a quebra de um equipamento causar a perda de informações importantes será a menor possível.


O backup de dados também pode ser útil se a empresa sofrer algum tipo de desastre, como incêndio e enchente, e até se os equipamentos forem roubados. Nesses casos, o usuário poderá restaurar os dados rapidamente assim que adquirir novos dispositivos, evitando a interrupção de projetos importantes.


Além disso, ao digitalizar informações, a companhia economiza o espaço físico que, normalmente, seria utilizado para armazenar cópias de contratos ou planilhas.


Como criar uma rotina de backups inteligente?


Criar uma política de backups é algo simples. Para que esse processo seja feito com qualidade, basta avaliar a infraestrutura de TI, identificar o que deve ser salvo e investir em soluções eficazes e confiáveis.


O primeiro passo é definir o que será copiado e com qual frequência. Deve-se priorizar sempre dados que são necessários diariamente e que, na sua ausência, podem causar um impacto grave no dia a dia do negócio.


Além disso, é importante definir intervalos para a criação de cada cópia. Informações mais importantes e que são modificadas sempre precisam de backups criados com um intervalo baixo. Já registros antigos ou pouco modificados, como dados de clientes, podem ser copiados com um intervalo maior.


Investir em mais de uma mídia de backups é um ponto crítico. Se os backups forem criados em apenas um ambiente, as chances de uma informação tornar-se irrecuperável continuará alta: basta que a falha atinja toda a infraestrutura para um registro ser corrompido por completo.


Entre as principais soluções que podem ser utilizadas para salvar os seus backups, destacamos:


Backup na nuvem


O backup na nuvem utiliza-se de infraestruturas de cloud computing para que os arquivos do usuário fiquem salvos e mais acessíveis. Essa estratégia tem sido usada por um número cada vez maior de pessoas por dar mais mobilidade e segurança no dia a dia.


Por meio do backup na nuvem, as cópias ficam acessíveis em qualquer equipamento web. Além disso, o backup de dispositivos móveis torna-se mais simples e ágil. Como consequência, mais informações podem ser recuperadas se algo ocorrer.


Além disso, o investimento no backup na nuvem possui custos reduzidos, uma vez que os valores variam conforme o número de recursos utilizados. Já a escalabilidade garante ao usuário a capacidade de sempre contar com a quantidade de espaço de armazenamento necessária para os seus backups. Outro ponto importante está na segurança, que é reforçada por mecanismos de controle centralizados.


Backup em mídias externas


Apesar de ser uma solução em desuso, o backup em HDs externos ainda é muito utilizado no ambiente corporativo. Essa escolha permite que as informações sejam salvas em HDs de fácil armazenamento e transporte. Porém, para diminuir os riscos de terceiros obterem acesso físico aos registros, é importante tomar medidas de segurança.


A principal maneira de proteger dados salvos em discos externos é investir em criptografia. Dessa forma, se o disco for roubado, não há como outras pessoas obterem acesso às informações. Assim, dados sigilosos podem ser mantidos seguros com mais precisão.


NAS


Sigla em inglês para Network Attached Storage, o NAS é uma espécie de servidor focado no armazenamento de arquivos. Esse pequeno dispositivo possui mecanismos para a conexão de unidades de armazenamento com agilidade e pode ser conectado a qualquer dispositivo de rede. Dessa forma, todos os computadores de um local podem ter as suas cópias salvas em um ambiente centralizado.


O NAS possui mecanismos de segurança que impedem o acesso não autorizado aos arquivos nele salvos. E como o seu espaço para armazenamento pode ser modificado a qualquer momento, é mais fácil garantir a capacidade de sempre manter arquivos salvos, mesmo em momentos de maior demanda.


A tecnologia passou a fazer parte de todas as profissões, por isso a importância do backup. Então, mesmo que algo ocorra com o computador, servidor ou smartphone, existe a certeza de que os principais registros podem ser recuperados rapidamente. Assim, os profissionais mantêm a qualidade e a confiabilidade, garantindo a satisfação dos clientes, que se sentem seguros.


Você já precisou recorrer a algum backup que tenha feito? Conte como foi essa experiência na caixa de comentários!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca