• Equipe MRinfo

Saiba por que o investimento em TI é estratégico para o sucesso da empresa

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Como a sua empresa vê o investimento em TI? Para muitos negócios, a aplicação de recursos financeiros em novas tecnologias possui um papel apenas operacional. Em outras palavras, muitas companhias utilizam soluções de TI como uma forma de melhorar a sua performance, seja aumentando o nível de automação interno ou criando fluxos de trabalho com menos erros.


Porém, o investimento na área, se bemplanejado, pode ter um papel estratégico para a companhia. Quer saber como? Então siga lendo este post!


Qual é o papel do investimento em TI no mercado atual?


O investimento em TI é uma das melhores formas de tornar uma empresa mais competitiva. A informatização de rotinas elimina erros, abre portas para inovação e flexibiliza processos. Dessa forma, profissionais conseguem criar rotinas de trabalho de maior qualidade e que sejam capazes de atender às demandas do mercado plenamente. Entre os principais ganhos com TI, destacamos:


Ganho de produtividade


O ganho de produtividade, por sinal, é um dos principais motivos para empresas investirem em TI. Com a automação de processos, o tempo necessário para executar uma rotina cai consideravelmente. Isso ocorrerá por meio de uma grande redução no número de erros operacionais, o que também elimina parte dos gastos que o negócio possui.


Maior integração entre setores


A maior integração entre times também pode ser atingida por meio da tecnologia. Soluções de cloud storage, por exemplo, permitem que o empreendimento tenha um ambiente seguro para compartilhar arquivos entre setores ou com parceiros comerciais.


Isso tornará a troca de dados muito mais frequente. Áreas conseguirão solucionar problemas com mais agilidade e de maneira mais inovadora. E com mais dados estratégicos sendo compartilhados, conflitos são evitados, permitindo que os fluxos de trabalho ocorram livre de falhas.


Possibilidade de melhorar processos internos


Sistemas de gestão integrada possuirão um papel de destaque na otimização de todos os processos internos. Todos os setores contarão com um ponto centralizado para acessar dados de outras áreas. Assim, a criação de estratégias e o rastreamento de falhas de performance pode ser feito com precisão e agilidade.


Fluxos de comunicação ágeis


Os fluxos de comunicação também podem ganhar mais agilidade com o investimento em tecnologia. Soluções de videoconferência diminuem distâncias. Já aplicativos de mensagens instantâneas voltados para o ambiente corporativo facilitam a troca de informações e a resolução de problemas pequenos, dando muito mais agilidade no dia a dia do negócio.


Melhora dos processos de tomada de decisão


A melhora dos processos de tomada de decisão também é incentivada com a tecnologia. Ferramentas de análise de dados conseguem lidar com um número maior de registros, permitindo que as estratégias de mercado considerem uma quantidade mais ampla de fatores e, assim, possam garantir o sucesso da empresa mais facilmente.


Maior segurança de dados


Vale ressaltar, também, que o investimento em TI permite que a segurança de dados do negócio torne-se mais confiável. Com as soluções corretas, empresas podem ter um ambiente em que a tecnologia está profundamente integrada aos seus processos sem que vazamentos ocorram.


Em resumo, investir em TI é a chave para que toda a empresa torne-se mais eficaz. As soluções de TI modernas auxiliam negócios a criar, com mais facilidade, um ambiente de trabalho seguro, confiável, integrado e de alta performance.


Quais são as principais tendências em TI do mercado?


Para realizar bons investimentos, a empresa também deve estar atenta às principais tendências do setor. São tecnologias que estão impactando ou devem impactar nos próximos anos diversas áreas, criando ambientes de trabalho mais flexíveis e integrados. Entre as principais, destacam-se:

  • a Internet das Coisas;

  • o aprendizado de máquina;

  • o Big Data;

  • a Inteligência Artificial;

  • a realidade virtual;

  • a computação na nuvem.


Juntas, elas devem ter um grande impacto no ambiente corporativo nos próximos anos. Portanto, esteja preparado para identificar quais serão úteis para as necessidades do seu negócio e, assim, realizar investimentos que possam colocar a empresa em um lugar de destaque no mercado.


Como investir em tecnologia com segurança?


O investimento em TI, para gerar um bom retorno ao negócio, deve considerar alguns fatores. Confira abaixo uma lista de itens que não devem ser deixados de fora ao investir na área!


Avalie as necessidades da empresa


Um bom investimento em tecnologia é aquele que causa um real impacto no negócio. Para que isso seja possível, mantenha um fluxo de comunicação constante com todas as áreas do negócio.


Identifique metas e dificuldades enfrentadas diariamente. Dessa forma, será mais fácil avaliar quais soluções podem maximizar a performance da empresa.


Planeje com todos os setores a implementação da nova solução


Uma vez escolhida, a empresa deve migrar os seus profissionais para a nova ferramenta de TI. Nesse momento, é importante que o setor esteja alinhado com outras áreas, evitando que problemas possam prejudicar a obtenção de um bom retorno sobre o investimento.


Diante disso, agende a instalação de novas soluções antecipadamente e não esqueça de treinar todos os usuários com os passos básicos de uso da nova aplicação. Além disso, mantenha um time de suporte a postos para evitar que conflitos impeçam a adoção da nova aplicação.


Utilize indicadores de performance e retorno financeiro


Para garantir que a empresa fará a escolha da aplicação correta, o ROI (sigla para Return on Investment, ou Retorno Sobre o Investimento, em português) deve ser calculado.


Essa métrica avalia o quanto a companhia gastará com a nova aplicação e qual será o retorno financeiro obtido a médio e longo prazo. Assim, a organização terá a certeza que adotará uma aplicação capaz de gerar ganhos reais.


Outros indicadores também podem ser adotados para avaliar o sucesso do novo investimento. Métricas para medir o desempenho e o índice de erros de cada setor antes e após a adoção da nova ferramenta permitem que o gestor consiga identificar como o investimento em tecnologia impactou o negócio utilizando fatores que vão além do ganho financeiro.


Gostou do nosso post sobre investimento em TI? Então, aproveite a visita e entenda quais são as estratégias que uma empresa pode utilizar para evitar erros com a sua infraestrutura de TI. Veja o nosso post sobre o tema!


 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca