• Equipe MRinfo

Virtualização de servidores: conheça as vantagens dessa solução!

Atualizado: 4 de Mai de 2018


O uso de servidores para melhorar a performance do empreendimento e ter um mecanismo centralizado para armazenamento de dados é uma estratégia adotada pelas empresas.


Porém, a criação de um data center local pode trazer custos que o negócio nem sempre está pronto para arcar: sendo necessário alocar recursos técnicos, treinar profissionais, definir e executar rotinas de manutenção para evitar problemas de performance em um grande número de equipamentos.


Para os negócios que buscam manter um data center local, há a possibilidade de investir na virtualização de servidores,várias máquinas em um único servidor local, moldada conforme as suas necessidades.


Isso permite que o empreendimento possa eliminar custos, torne-se mais flexível e conte com uma infraestrutura de servidores de alta performance. Quer saber o que torna essa alternativa popular entre os gestores de TI? Confira, abaixo, a nossa lista de vantagens da virtualização de servidores!


Economia com a infraestrutura de TI


Em momentos de crise econômica, a capacidade de um negócio eliminar gastos pode ser um fator estratégico. No ambiente de TI, a companhia pode utilizar múltiplas estratégias, como o investimento em automação e o uso de indicadores de performance. Nesse cenário, a virtualização de servidores pode ser a chave para o empreendimento ter um custo de manutenção da infraestrutura de TI mais preciso e econômico.


Ao adotar essa ferramenta, a empresa terá um custo de manutenção que varia conforme o uso dos recursos de TI. Como consequência, o empreendimento não precisará arcar com os gastos de manutenção de uma infraestrutura que está subutilizada, abrindo novas portas para a realização de outros investimentos estratégicos.


Maior escalabilidade


A escalabilidade pode ser um fator-chave para que o negócio tenha um tempo de resposta a demandas baixo. Quando uma empresa consegue modificar a sua infraestrutura conforme as suas necessidades, ela torna-se competitiva e evita atrasos. Além disso, os profissionais terão a garantia que de que sempre vão ter os recursos necessários para executar as suas rotinas diárias.


Nesse sentido, uma das principais vantagens da virtualização é a escalabilidade. Com essa ferramenta, a empresa pode aumentar ou diminuir a quantidade de recursos disponibilizada ao usuário.


Em alguns casos, isso é feito automaticamente por meio de softwares específicos. Porém, isso não impede a empresa de remodelar as máquinas virtuais existentes com mais capacidade de memória e armazenamento, evitando que gestores tenham problemas como quedas de desempenho e gargalos operacionais.


Facilidade de efetuar a instalação de novas máquinas


A virtualização de servidores torna a gestão de TI mais simples. Novas máquinas virtuais podem ser criadas a qualquer momento, conforme a necessidade da empresa.


Não há, portanto, a necessidade da companhia passar por processos burocráticos para aumentar a sua infraestrutura. Como consequência, o planejamento de projetos atuais será mais simples e ágil: o gestor poderá efetuar a configuração de novos servidores rapidamente, evitando atrasos e dando mais flexibilidade para o time de TI definir as suas estratégias.


Economia de espaço físico


Ao virtualizar servidores, a empresa reduzirá o espaço ocupado pela infraestrutura de TI. Em um único equipamento, a companhia terá várias máquinas virtuais sendo executadas.


Isso impactará o negócio de várias formas. Os custos com refrigeração, por exemplo, cairão. Assim, a companhia poderá contar com mais verbas para atender a outras demandas e executar novos investimentos.


Gestão centralizada


A possibilidade de centralizar a gestão de TI traz mais performance para o meio de trabalho. Investindo na virtualização de servidores, o gestor de TI contará com um ambiente unificado para gerenciar todos os recursos do negócio. Isso tornará os processos de governança mais simples e ágeis.


A criação e configuração de novas máquinas (ou a eliminação de algumas) será feita rapidamente. Já rotinas como o monitoramento de recursos, criação e aplicação de regras de segurança e realização de backups serão feitas no mesmo lugar. Isso eliminará erros e permitirá que o time de TI dedique mais tempo a rotinas estratégicas.


Agilidade para executar backups


Os backups de dados são o principal mecanismo para que uma empresa possa garantir a confiabilidade da sua infraestrutura de TI. Por meio deles, o negócio consegue reduzir as chances de um problema impedir o acesso permanente a arquivos importantes.


Ao virtualizar servidores, a empresa consegue agilizar as rotinas de backup. Com alguns cliques, o gestor poderá levar todo o sistema para um ambiente seguro, facilitando a recuperação de arquivos.


Aumento da segurança


O ganho de segurança digital também é uma das vantagens da virtualização de servidores. Por contar com uma infraestrutura isolada para execução de ferramentas legadas, por exemplo, a empresa evita que os seus dados sejam expostos às vulnerabilidades que existam nas máquinas do usuário. Dessa forma, aplicações antigas que não possuem mais suporte a correções de falhas de segurança não serão afetadas por ataques.


A companhia poderá testar como os softwares funcionam em uma única máquina virtual, corrigir pequenas incompatibilidades e, assim, distribuir a atualização para todos os usuários rapidamente. Como consequência, o usuário ficará menos tempo exposto à falhas que possam comprometer a sua segurança.


Hoje, investir na virtualização de servidores pode ser considerado uma aplicação estratégica de recursos. A companhia terá mais capacidade para prestar serviços, evitará quedas de performance e conseguirá gerenciar os seus recursos com facilidade.


Assim, o gestor de TI precisará de menos recursos para garantir um ambiente de qualidade para os seus usuários.


Todos os profissionais terão um ambiente de trabalho de alta performance e qualidade. A empresa poderá realizar projetos e criar oportunidades de negócio com a garantia de que cada time terá uma infraestrutura de alto desempenho e disponibilidade para trabalhar.


Se você quer saber quais das vantagens da virtualização de servidores podem ser aplicada ao seu ambiente de trabalho, entre em contato com um de nossos especialistas!