• Equipe MRinfo

4 maneiras de lidar com problemas de TI em uma empresa

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Com a tecnologia ocupando um papel estratégico maior no ambiente corporativo, empresas precisam criar mecanismos para evitar que erros impactem na sua produtividade e impeçam o negócio de atingir seus objetivos. E nesse sentido, é importante que ela consiga adotar as melhores estratégias para lidar com os problemas de TI diários, independente do seu porte.


Para te ajudar, preparamos esse post com os 4 principais problemas de TI que podem afetar o seu negócio e as melhores estratégias para contorná-los. Confira!


1. Indisponibilidade de serviços que dependem da internet


Tecnologias como a computação na nuvem e a internet das coisas ampliaram a necessidade de empresas manterem-se conectadas o tempo inteiro à web. Esses serviços vão além de e-mail e VoIP e as companhias precisam de uma conexão rápida, estável e com alta disponibilidade. Na ausência disso, prejudica a produtividade e a empresa perde negócios.


Verifique toda a infraestrutura da rede e aposte em cabos de qualidade para reduzir as chances de ter problemas de TI. Crie um plano de ação para que as atividades consigam manter-se em funcionamento caso a conexão com a internet falhe. E se houver recursos, contrate uma conexão de internet auxiliar.


2. Gargalos de rede


Assim como a queda dos serviços de internet impede que o negócio tenha uma rotina eficaz, gargalos na infraestrutura de rede causam um grande impacto negativo no resultado do empreendimento. Se os equipamentos não forem capazes de lidar com o aumento do tráfego, incluindo a adoção de novas soluções dentro da empresa, o retorno sobre os investimentos será prejudicado e os objetivos não serão alcançados.


Sempre que novas soluções de TI forem adquiridas, faça uma análise sobre a necessidade de efetuar mudanças na rede. Também faça o monitoramento contínuo dos recursos, avaliando a necessidade de correções ou a existência de pontos que possam ser otimizados.


3. Brechas de segurança digital


A segurança digital é um dos pontos de maior importância do ambiente corporativo moderno. Por terem muitos dados sigilosos vinculados a aplicações de TI, ataques ao ambiente interno de uma empresa podem causar grandes prejuízos.


Crie uma política de segurança abrangente, que reduza o impacto causado por invasões. Inclua mecanismos para controlar o acesso a portais e crie normas para que equipamentos conectem a rede interna. Além disso, a empresa deve manter todos os seus dispositivos atualizados, reduzindo as chances de usuários ficarem expostos a vulnerabilidades.


4. Incompatibilidade entre softwares e dispositivos de TI


A incompatibilidade entre alguns softwares e dispositivos de TI impede que a empresa seja integrada e atrapalha o desenvolvimento das rotinas. Portanto, garanta que todos os seus dispositivos conversem entre si, sem que falhas ocorram. Evite o uso de equipamentos desatualizados ou pirateados.


Ao realizar o investimento em um novo software ou serviço, avalie a compatibilidade da ferramenta com a infraestrutura da empresa, com o perfil dos usuários e com seu orçamento disponível. Opte por soluções terceirizadas e peça sempre referência antes de contratar o serviço.


Quais são os problemas de TI mais comuns enfrentados pela sua empresa?

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca