top of page
  • Foto do escritorEquipe MRinfo

5 vantagens da cloud computing que você precisa conhecer

Atualizado: 12 de abr. de 2023


A computação em nuvem vem crescendo e se consolidando como a forma preferida pelas empresas para lançarem negócios na internet. Segundo a Forbes, o mercado global de computação em nuvem deve alcançar $ 411 Bi até 2020. Esse crescimento é justificado pelas vantagens da cloud computing, que são várias, e selecionamos algumas pra você no artigo de hoje.


Mas o que é cloud computing?


Cloud computing são recursos computacionais, como servidores, redes e sistemas operacionais instalados em um local remoto, que podem ser acessados por meio da internet, possibilitando que uma empresa possa utilizar uma infraestrutura moderna e robusta para manter suas aplicações e dados a um custo reduzido e sem complicação.


Confira, a seguir, 5 vantagens da cloud computing:


1. Flexibilidade


Com o crescimento das atividades da empresa e a extensão do relacionamento com os clientes, a quantidade de informações que precisa gerenciar cresce significativamente. Consequentemente, faz-se necessário ampliar a estrutura, adquirir dispositivos de armazenamento e executar rotinas de manutenção naqueles existentes.


Outro aspecto importante é a adoção de novas tecnologias que, normalmente, requerem maior capacidade de processamento. O mercado constantemente oferece novas aplicações que, uma vez adotadas, ajudam as empresas a inovarem em seus processos e a serem mais eficientes.


Com a cloud computing, a empresa tem mais facilidade para otimizar sua infraestrutura de TI. Em um painel disponibilizado pela companhia parceira, com apenas alguns cliques, pode-se adquirir mais recursos computacionais para os servidores. É possível também contar com suporte para atividades de manutenção e segurança.


2. Redução de custos


Para oferecer sistemas e armazenar os dados realizados, é necessário montar uma infraestrutura complexa. São necessários servidores, roteadores, switches, cabeamentos e profissionais para executar a manutenção e mantê-la em ordem.


Ao contratar um serviço de armazenamento em nuvem, a empresa pode contar com toda a estrutura necessária para funcionar, sem dor de cabeça.


Inclusive, as pequenas empresas estão investindo para poderem se beneficiar das vantagens da computação em nuvem. Segundo um estudo da IDC Brasil, em 2017, o uso de computação em nuvem cresceu 20% no Brasil nesse mercado.


3. Segurança da informação


Manter dados e sistemas exige uma série de atividades que visam a proteger sua integridade e a assegurar seu bom funcionamento. É comum que a empresa tenha que cumprir contratos que definem o tempo durante o qual os serviços devem estar disponíveis, termos de confidencialidade e acordos relacionados à persistência da informação.


Ao armazenar os dados na nuvem, a empresa parceira realiza atividades, como backup, configuração de firewalls, antivírus, além das atividades de manutenção nos servidores para prevenção e recuperação de falhas.


4. Gestão de recursos de TI


Com um serviço de clod computing, pode-se consultar, em um sistema web, o estado dos recursos contratados sempre que desejado. Informações, como espaço em disco usado, utilização de memória e processamento ao longo do tempo, podem ser facilmente acessadas. Assim, a TI pode avaliar continuamente a capacidade contratada, identificar demandas e fazer ajustes conforme a necessidade.


5. Mobilidade


Uma das características mais marcantes da computação em nuvem é a acessibilidade, com segurança, aos dados e aplicações mantidas pela empresa. Os colaboradores e outros agentes envolvidos com seus processos de produção passam a estar aptos a acessarem os dados relacionados a suas atividades de qualquer lugar e com dispositivos distintos, como computadores, tablets e smartphones.


Vemos, assim, que contar com uma parceria para armazenar os dados na nuvem é um grande passo para uma empresa fazer negócios na internet. A companhia passa a contar com uma infraestrutura completa e constantemente atualizada. Entre as vantagens da cloud computing, podemos encontrar, também, uma maior facilidade de gerir os recursos de TI e possibilidade de personalização, com mais facilidade, conforme a sua demanda.


Gostaria de saber mais sobre cloud computing ou teve alguma dúvida sobre o post de hoje? Deixe um comentário abaixo!

bottom of page