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Automação de processos: quais podem ser terceirizados?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


A automação e a terceirização de processos corporativos são estratégias que auxiliam na redução de custos operacionais das companhias. Além disso, ajudam a ter um foco maior nas rotinas relacionadas com a atividade principal do empreendimento.


Isso traz mais competitividade para a companhia, uma vez que os serviços passam a ter mais qualidade e direcionamento — que são, então, voltados para as necessidades de clientes e parceiros. E mais: quando se eliminam os desperdícios, a empresa consegue criar novos fluxos de investimento e, assim, atingir um mercado mais amplo.


Quer saber como isso é possível e qual a importância da automação de processos e da terceirização? Veja o post a seguir!


A importância dessas estratégias para o negócio


O setor de tecnologia da informação (TI) ganhou papel estratégico no ambiente corporativo. Antes visto como fator operacional, passou a ser integrado aos principais processos do negócio, especialmente em empresas de médio porte. Nesse cenário, investir em estratégias de terceirização e automação de processos tornou-se crucial.


Com o apoio delas, o setor de TI pode ajudar na resolução de demandas internas. A companhia, então, consegue eliminar os erros e o desperdício de recursos com mais agilidade. Uma vez que as equipes internas podem dedicar mais tempo às demandas dos clientes e a outros projetos importantes, a competitividade da organização é ampliada.


A otimização dos processos


A terceirização e a automação de processos podem auxiliar a empresa de várias formas. Porém, para que o gestor de TI consiga aplicar as mudanças da forma mais inteligente, é importante conhecer o perfil do negócio e as demandas internas.


Assim, fica mais fácil direcionar os recursos existentes para aprimorar as rotinas mais importantes. Muitas atividades e processos podem ser otimizados com o apoio da terceirização e da automação. Veja, a seguir, os principais deles!


As rotinas de desenvolvimento de software


Os processos de desenvolvimento de software podem passar por grandes melhorias quando se usam a automação e a terceirização. Assim, os prazos são reduzidos e, com menos erros, os custos caem.


Os testes de erros, por exemplo, ganham mais agilidade com a automação. Já a terceirização permite ao gestor ampliar o tamanho da equipe rapidamente, o que diminui as chances de atrasos. Dessa forma, a companhia pode entregar resultados e eliminar muitos dos riscos envolvidos com a criação de sistemas.


Manutenção da infraestrutura de TI


A conservação da infraestrutura de TI é crucial para que a rotina seja mantida com bons níveis de qualidade. Esse processo não só reduz o número de erros enfrentados pelos usuários dos sistemas, mas também garante que o ciclo de vida de um dispositivo seja elevado ao máximo.


Com a terceirização, é possível direcionar a atenção de profissionais especializados para essa manutenção. Ao integrar essa estratégia a softwares automatizados, o monitoramento dos dispositivos passa a ser feito de maneira abrangente e permite que falhas sejam atenuadas em prazos muito menores.


Suporte ao usuário


O suporte ao usuário é fundamental para evitar a criação de gargalhos operacionais. Por meio dele, a companhia consegue diminuir o impacto de falhas e trabalhar com o usuário na resolução de problemas da melhor forma possível.


Com o apoio de uma equipe de terceirização, essa atividade pode ser direcionada para os profissionais externos. Assim, fica mais fácil garantir que as rotinas de suporte estejam alinhadas com os padrões do mercado.


Processos de gestão e governança de TI


A gestão e a governança de TI são cruciais para que a empresa mantenha uma rotina de alto desempenho sem que falhas na infraestrutura interrompam as atividades internas.


Ao terceirizar essa área, pequenas e médias empresas podem garantir a qualidade das ferramentas oferecidas aos profissionais sem comprometer sua rentabilidade. Assim, a companhia pode dedicar mais tempo para atender a demandas de clientes e parceiros.


Os benefícios da terceirização de TI


O investimento em terceirização de rotinas de TI e automação de processos pode trazer uma série de ganhos para a empresa. Em conjunto, eles colocam a companhia em destaque em seu setor de atuação, uma vez que falhas em serviços serão menos frequentes e haverá uma melhora na qualidade dos serviços da organização.


Veja, a seguir, algumas vantagens de investir nessas estratégias:

  • redução de custos operacionais, graças à diminuição de erros;

  • melhor uso dos recursos internos por meio da automação;

  • modernização dos processos internos a partir do alinhamento de rotinas conforme os padrões de mercado;

  • maior agilidade nas rotinas internas;

  • melhoria na qualidade dos serviços internos por meio do alinhamento estratégico entre o setor de TI e outras áreas do negócio;

  • diminuição da quantidade de erros e falhas na infraestrutura;

  • redução de prazos em projetos internos.

Em outras palavras, ao terceirizar e automatizar processos de TI, o gestor garante que a área passe a ter papel estratégico na organização. O número de erros, assim como seu impacto, será então muito menor. A companhia consegue, assim, direcionar os recursos da melhor forma possível para garantir os resultados almejados a médio e longo prazos.


A contratação de uma empresa para otimizar os serviços


Ao investir no apoio de um parceiro estratégico para otimizar as rotinas de TI, a empresa deve escolher um prestador de serviços que seja reconhecido no mercado.


Isso evita riscos, além de garantir maior retorno sobre os recursos financeiros aplicados na terceirização e na automação de processos.


É essencial, portanto, estar atento a uma série de detalhes que podem apontar uma escolha com o custo-benefício mais adequado. Entre eles:

  • a experiência da empresa em sua área de atuação;

  • os certificados de qualidade;

  • o feedback de clientes atuais;

  • a maneira como os acordos de nível de serviço (SLAs) estão estruturados;

  • as políticas de segurança e privacidade digital.

Essas características indicam que o provedor oferece serviços de alta qualidade. Seus técnicos conseguirão alinhar as rotinas ao perfil da organização rapidamente, de forma a reduzi r riscos e permitir que a automação de processos seja feita de modo mais profundo. Assim, os resultados serão mais satisfatórios a médio e longo prazos.


Quer saber mais sobre como automatizar e terceirizar rotinas internas na sua empresa? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos consultores!



 

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