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Conheça as 3 melhores metodologias de gerenciamento de TI

Atualizado: 26 de jul. de 2019


Um dos maiores problemas de pequenas e médias empresas que não contam com uma área especializada para cuidar da tecnologia é a negligência com os cuidados necessários para o gerenciamento de TI.


Se tivermos em conta que a tecnologia é um dos fatores de transformação e que tem o poder de levar um pequeno negócio a competir com grandes empresas, podemos visualizar a importância que se deve atribuir à gestão de seus recursos de TI.


Neste post, reunimos algumas informações valiosas sobre metodologias de gerenciamento de TI para ajudar você a entender melhor como conseguir o máximo da tecnologia.


Principalmente na área de TI, para que se possa chegar ao resultado esperado é crucial que os projetos tenham velocidade, qualidade, segurança e eficiência. Todos esses atributos podem ser conseguidos ao se utilizarem metodologias de gerenciamento.


Existem hoje no mercado algumas metodologias consagradas à gestão e à condução de projetos de TI. Vamos listar três delas neste post para que você possa ter uma visão geral de qual poderá ser adaptada às necessidades do seu negócio.  


1. ITIL


O Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é uma metodologia que busca a padronização dos processos de TI de uma empresa, permitindo assim a sua evolução.

Criado pelo governo da Inglaterra em meados da década de 1980 como um projeto para guardar informação acerca de projetos de TI, o ITIL evoluiu e acabou por se tornar uma metodologia consagrada para a gestão de serviços de tecnologia. Hoje ele é mantido pela Axelos.


O foco principal do ITIL é aumentar a eficiência dos processos, visando entregar qualidade aos clientes finais. Na prática, a metodologia propõe que as tarefas sejam geridas de acordo com o seu ciclo de vida.


O ciclo de vida de um processo pode passar pelos seguintes estágios:

  • criação de uma estratégia;

  • elaboração da tática;

  • transição;

  • operação;

  • avaliação e melhoria.


Divisão dos processos


O framework ITIL propõe, além da atuação por ciclos, uma divisão dos processos de maneira a melhorar o seu gerenciamento. São duas grandes áreas de atuação, sendo elas:


Entrega de serviços


Nessa área, o objetivo principal é melhorar a qualidade dos serviços entregues ao usuário final, analisando e planejando as demandas futuras da empresa com relação aos seus processos de TI. Pode ser dividida em:

  • gestão de capacidade;

  • gestão de disponibilidade;

  • gestão financeira;

  • gestão de continuidade de serviços;

  • gestão dos níveis de serviço.

Suporte aos serviços


O suporte aos serviços garante que nenhum dos processos de TI seja interrompido, visando à continuidade das tarefas e ao bom desempenho delas. Pode ser dividido em:

  • gestão de incidentes;

  • gestão de configurações;

  • gestão de versões;

  • gestão de mudanças;

  • Service Desk.

Ceritificação


Assim como ocorre com outras metodologias, o ITIL conta com uma certificação para que os profissionaispossam demonstrar os seus conhecimentos acerca da utilização desse framework. Aplicar uma prova como essa pode ser o primeiro passo antes de implantar esse modelo de gerenciamento.


2. COBIT


Mantido pela Isaca, o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é um framework de governança de TI muito utilizado no mercado. Formado por um conjunto de recomendações de segurança e boas práticas em tecnologia da informação, o COBIT se encontra em sua quinta versão.


O seu foco é o negócio desenvolvido pela empresa, e não apenas os serviços de TI utilizados por ela. Ao manter-se atento ao negócio, a orientação entregue pelo framework auxiliará na harmonia entre a tecnologia da informação e os objetivos estratégicos da empresa.


Funcionamento


Assim como no caso do ITIL e de qualquer outra metodologia a ser implantada, antes de tudo é necessário realizar um estudo para visualizar a viabilidade da inserção das práticas do framework, além de ter em mente que apenas o COBIT não será capaz de transformar os seus processos.


Em um primeiro momento será aplicada uma série de práticas de planejamento, monitoramento e metrificação. Com os resultados obtidos por meio desses processos, poderão ser postas em prática técnicas adequadas às demandas da sua empresa.


Certificação


Para utilizar da melhor maneira essa metodologia, é possível aplicar uma certificação, ofertada pela Isaca. A prova pode ser realizada pela internet e conta com 40 questões sobre assuntos pertinentes ao tema.


O valor para a certificação é de U$ 150, sendo necessário acertar 70% das questões para ser aprovado. Pode ser interessante para uma implantação contar com profissionais certificados.


3. Scrum


O Scrum é uma metodologia ágil que tem conquistado muitos desenvolvedores de software, mas pode ser utilizada também para o gerenciamento de projetos de TI e não apenas para o desenvolvimento de software.


Com um foco iterativo e incremental, essa metodologia funciona com períodos de tempo fixos e curtos, chamados sprints, e com o desenvolvimento de papéis por cada um dos seus integrantes dentro do projeto.


Funcionamento


Cada projeto é dividido em determinados ciclos, que são chamados de sprints, com tempo fixo e determinado número de processos a serem realizados até o seu final. Todos os processos que não estão na sprint atual são mantidos em uma lista chamada Product Backlog.


São realizadas reuniões de planejamento ao início e ao final de cada sprint, e encontros rápidos de monitoramento todos os dias, ao se iniciarem os trabalhos. Os participantes do projeto ocupam papéis como Product Owner, o cliente final, Scrum Master, o player responsável pelo empreendimento, e Development Team, o time do projeto.


Certificação


Diferentemente das duas metodologias anteriores, o Scrum não é mantido diretamente por uma empresa ou fundação. O seu conhecimento é empírico, e muito material pode ser encontrado na web.


Mesmo assim, é possível realizar provas em institutos de tecnologia para obter uma certificação e melhorar os seus conhecimentos no framework Scrum. Contudo, nesse modelo de gestão a melhor opção é aprender pondo em prática.


Acreditamos que com essas metodologias você será capaz de melhorar muito o seu gerenciamento de TI e perceber que a tecnologia é uma aliada em potencial para aumentar a competitividade da sua empresa.


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