top of page
  • Foto do escritorEquipe MRinfo

Conheça as 5 profissões mais valorizadas da área de TI

Atualizado: 26 de jul. de 2019


Quando pesquisamos um site que oferece vagas de emprego, encontramos uma oferta muito grande das profissões da área de TI. Os salários e condições de trabalho costumam ser atrativos e, em alguns casos, podem chegar a 20 mil reais. Para isso, é preciso muito estudo e atualizações constantes.


Neste post, listamos 5 profissões da área de TI que são muito valorizadas, além dos cursos e conhecimentos necessários para atuar nesses cargos. Boa leitura!


1. Analista de Segurança da Informação


Este profissional tem a responsabilidade de garantir a segurança dos dados da empresa. Atualmente, as corporações estão adotando soluções em nuvem, o que faz com que o dado saia de um território fechado para uma estrutura fora dela. Para que esse processo aconteça com segurança, é necessário um profissional para monitoramento.


Para trabalhar como analista de segurança da informação é preciso completar o ensino superior em Segurança da Informação, Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Redes de Computadores. Além disso, também é interessante obter certificações internacionais como a CompTIA Security+, que demonstra competência em segurança da informação, ameaças e vulnerabilidades, criptografia, entre outros.


A remuneração mensal de um profissional experiente em segurança da informação pode chegar até a 20 mil reais. No começo da carreira, o profissional pode receber aproximadamente R$ 4.000.


2. Desenvolvedor Full Stack


Esse profissional precisa ter conhecimentos de back e front-end. Isso significa que ele deve saber lógica de programação e comunicação com banco de dados para atuar no que está por trás dos sistemas, mas também precisa entender sobre interface para desenvolver aquilo que o usuário vê quando acessa o sistema.


As formações em Engenharia de Software e Ciência da Computação são as mais comuns para esses profissionais. Uma das certificações interessantes para a valorização do desenvolvedor full stack no mercado de trabalho é a Certificação MCSA: Web Applications, da Microsoft, que qualifica o profissional para um cargo de desenvolvedor.


Os salários também podem chegar facilmente a 20 mil reais, pois é difícil encontrar pessoas capacitadas para esse cargo.


3. Analista de DevOps


DevOps é um termo novo e significa desenvolvimento + operações. O objetivo é eliminar as barreiras entre o time do desenvolvimento e o time de suporte. O profissional especifica como o sistema deverá ser criado pelo desenvolvedor e como será colocado em prática. Para isso ele deve conhecer as ferramentas, práticas e metodologias associadas ao DevOps.


Além do ensino superior na área de computação e conhecimentos avançados em programação, certificações como ITIL, softwares de infraestrutura de TI, entre outros, são úteis para a formação do desenvolvedor DevOps. Por ser uma área relativamente nova, os profissionais podem receber uma remuneração entre 18 e 25 mil reais.


4. Desenvolvedor Mobile


Os celulares são utilizados em 80% das residências para navegar na internet, então, os desenvolvedores mobile têm a responsabilidade de criar as aplicações específicas para esses dispositivos. Para isso ele precisa considerar a memória dos aparelhos, a velocidade de conexão 4G e wi-fi, além de saber sobre as arquiteturas Android e iOS.


Para esse cargo é possível cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software ou Ciência da Computação. As certificações importantes para a profissão são o AAD (Associate Android Developer) e o iOS-17A (Exame de Certificação de Serviço iOS do ACiT 2017).


Os salários desses profissionais variam entre 7 e 11 mil reais, além disso, a demanda pelos desenvolvedores mobile é maior que a oferta.


5. Cientista de Dados


Esse profissional precisa ter uma boa visão do negócio, entender de tecnologia e ainda possuir percepção estatística. Ele é responsável por fazer descobertas com o grande volume de dados da empresa. Além disso, é uma área que se mistura com a academia, em que os profissionais costumam possuir nível superior e pós-graduação, como mestrado ou doutorado. Os salários variam entre 10 e 18 mil reais.


Deu para perceber que as profissões da área de TI são muito variadas, mas todas elas são bem remuneradas. Ainda assim, é preciso muito estudo, dedicação e curiosidade, pois é uma área que está em constante mudança.


Gostou do post? Comente aqui e compartilhe sua opinião e experiência sobre as profissões da área de TI!

bottom of page