• Equipe MRinfo

O que vale mais: ter uma estrutura de TI interna ou suporte externo?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Você está na dúvida se mantém uma equipe de TI interna em seu negócio ou se contrata uma empresa especializada em suporte tecnológico?


Não se preocupe, essa é uma dúvida comum entre empresários e diretores em todas as áreas do mercado. Para ajudar você a encontrar a melhor resposta, nós preparamos este artigo que mostra as diferenças entre os dois modelos e o que levar em conta na hora de escolher a sua estrutura de TI. Continue a leitura e confira!


As diferenças entre uma estrutura de TI interna e suporte externo


Para tomar uma decisão tão importante como essa, primeiro é preciso entender a diferença entre as duas abordagens da TI dentro de uma empresa:


Estrutura de TI interna


A estrutura interna de TI é basicamente uma equipe de funcionários dedicada à função dentro do seu quadro operacional, com estrutura física própria ou gerenciando sistemas na nuvem.


A principal característica buscada por quem opta por essa opção é ter a disponibilidade de pessoas dedicadas ao seu sistema em período integral. Por outro lado, a maior dificuldade são os custos fixos mais altos e, muitas vezes, falta de capacitação no mercado.


Suporte externo


O suporte externo é um serviço prestado por empresas terceirizadas que gerenciam e monitoram o sistema de fora do negócio, servindo como um apoio tecnológico.


As grandes vantagens desse modelo são capacitação, segurança e flexibilidade, enquanto o maior desafio é uma integração plena entre suporte e processos internos.


Como avaliar a melhor opção para a sua empresa


Agora que você conhece a diferença entre os dois modelos, é hora de avaliar qual é o melhor para o seu caso. Abaixo, nós listamos os principais quesitos a serem levados em conta se você quer tomar a melhor decisão:


De acordo com a demanda


A sua demanda por operação e manutenção de sistemas pode definir bem qual dos dois modelos é o melhor no seu caso. Se sua empresa tem uma demanda alta e constante por desenvolvimento e entrega, uma equipe interna pode ser mais vantajosa para manter processos otimizados.


Já se a demanda por processos tecnológicos é variável, com picos eventuais e a ideia de escalabilidade, o suporte externo geralmente é mais flexível e apresenta melhor custo benefício. Nesse caso, é muito comum que equipes internas ociosas gerem desperdício de recursos.


De acordo com o tamanho da empresa


Empresas médias e grandes têm mais facilidade de absorver os custos de uma equipe interna para lidar com o TI, enquanto as menores ganham competitividade firmando parcerias com empresas especializadas. A diferença de investimento entre infraestrutura e serviço define o quão enxuta e flexível será a operação.


De acordo com a sua capacidade de investimento


Não só nos custos de implementação atual está a resposta para a melhor escolha, mas também na sua capacidade para investir no crescimento da empresa no futuro.


Equipes internas de TI são investimentos mais conservadores, mas que podem garantir um esforço extra no planejamento e monitoramento do seu crescimento.


Enquanto isso, o suporte externo é mais escalável e comporta uma gestão de investimentos mais gradual, que se ajuste à demanda. Além disso, contratos de prestação de serviço tornam a previsão de gastos mais confiável a longo prazo.



De acordo com a importância da TI no seu negócio


No fim, o que vai ditar o melhor modelo para adotar na sua empresa é a importância da tecnologia da informação para a sofisticação, otimização e crescimento do seu negócio.


Empresas que buscam uma consolidação mais próxima de seu sistema, geralmente, optam pela estrutura interna de TI, enquanto as que necessitam de capacidade de manobra e agilidade para aproveitar oportunidades de mercado preferem um suporte externo mais flexível em custos e enxuto em estrutura.


Se for o caso, inclusive, pode-se optar até pela mistura dos dois modelos, quando uma equipe interna implementa e gerencia a solução terceirizada. Ou seja, o que define a melhor solução de estrutura de TI é como você quer atingir os objetivos traçados para a sua empresa.


Onde você quer chegar? Qual são os aspectos mais importantes para o seu negócio? Deixe seu comentário aqui embaixo e vamos discutir mais sobre a melhor opção no seu caso!

 

Temos um modelo de contrato ajustado à necessidade da sua empresa, entre em contato,  teremos prazer em atendê-lo.

 Fale Conosco por e-mail, telefone ou formulário .

atendimento@mrinfo.com.br

Tel: (21) 3439-7117  /  (21) 3269-1258

(21)99973-5413

Sede: Av. das Américas 18.500 sala 528

Recreio dos Bandeirantes , Rio de Janeiro

Polos Técnicos: Barra, Pavuna, Realengo e Tijuca