top of page
  • Foto do escritorEquipe MRinfo

O que você precisa saber sobre manutenção de hardware

Atualizado: 26 de jul. de 2019


Diante da importância da infraestrutura de TI para o negócio, a manutenção de hardware possui um papel-chave. Ter uma política de manutenção bem estruturada permite que os empreendimentos consigam solucionar problemas com maior agilidade e, além disso, ampliar a vida útil de seus equipamentos.


Quer saber mais sobre o tema? Então, veja o impacto causado pela ausência da manutenção de hardware e como evitar esses problemas em nosso post de hoje!



O que acontece quando a sua empresa não realiza a manutenção de hardware?

A política de manutenção de hardware é crucial para que o negócio tenha a capacidade de otimizar os seus dispositivos e criar uma infraestrutura de TI com alta performance.


Quando ela não é executada, os equipamentos apresentam funcionamento menos eficaz, os erros ocorrem com maior frequência e os custos para manter toda a infraestrutura funcionando são ampliados.


Pense, por exemplo, em um data center. Sem a manutenção preventiva, os servidores terão mais chances de passar por dificuldades para lidar com momentos em que a carga de trabalho aumenta: tanto o software quanto o hardware não estarão moldados para lidar com o excesso de demanda temporário, prejudicando a capacidade de trabalho de todo o time.


Manutenção de hardware preventiva.


Uma política de manutenção de hardware preventiva é feita para que o negócio possa evitar problemas com a sua infraestrutura de TI. Ela possui um conjunto de estratégias e rotinas para que os dispositivos tenham melhor funcionamento e as falhas que normalmente ocorrem com os equipamentos de uma empresa apareçam em frequência mais baixa.


Entre as estratégias tomadas ao criar uma política de manutenção está a implementação de indicadores de desempenho. Junto a sistemas de monitoramento, eles dão ao gestor a capacidade de verificar a ocorrência de um gargalo ou problema de funcionamento antes que ele afete o negócio. Assim, medidas corretivas podem ser tomadas rapidamente.


A empresa também pode optar pela criação e a implementação de processos de segurança, como regras de acesso e backup de dados. Tais ações evitam a perda de informações e auxiliam na prevenção de ataques, dando mais confiabilidade para a infraestrutura de TI.


Manutenção de hardware corretiva.


A política de manutenção corretiva envolve todos os procedimentos que são executados após um problema ocorrer. Ela é estruturada para que o tempo de resposta a falhas de TI seja o menor possível e, com isso, a companhia possa atuar de maneira estratégica, reduzindo o impacto causado pela perda de dados ou a interrupção de serviços.


Para serem eficazes, a empresa deve treinar todos os profissionais de TI para que eles possam executar os procedimentos preventivos e corretivos de manutenção de hardware. Sendo feitos da maneira correta, o tempo de resposta a problemas diminuirá e eles serão cada vez menos frequentes.


Além disso, a empresa terá mais facilidade para identificar quando os equipamentos apresentarão problemas de funcionamento. Dessa forma, ficará mais fácil planejar a troca de peças e diminuir os custos operacionais da infraestrutura de TI.


Conclusão


As políticas de manutenção de hardware dão mais confiabilidade para a infraestrutura de TI e tornam a rotina do negócio mais fluida. Elas permitem que a empresa economize gastos com a troca de equipamentos, além de evitar problemas na performance de softwares e ferramentas de TI.


Investindo nessas rotinas, a companhia terá mais capacidade para auxiliar os seus clientes a solucionar os seus problemas e, assim, gerar novas oportunidades de negócio.


Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das dicas do blog sobre manutenção de hardware? Então, assine já a nossa newsletter!

bottom of page