top of page
  • Foto do escritorEquipe MRinfo

Saiba quais são os tipos de cloud computing e suas diferenças

Atualizado: 26 de jul. de 2019


O investimento na computação em nuvem tem sido adotado como uma opção por muitas empresas. Isso porque a chance de manter rotinas mais flexíveis, ter maior mobilidade e capacidade de atender a demandas do mercado é fundamental para que o negócio possa atingir melhores resultados e conseguir expandir os seus serviços.


Mas para que o investimento nessa tecnologia seja feito da melhor forma possível, o empreendimento precisa adotar o tipo de nuvem correto. Quer saber quais são os tipos de cloud computing existentes? Então, leia o post que preparamos até o final!


Quais as vantagens da nuvem?


O cloud computing pode trazer vários benefícios para empresas. Em conjunto, eles tornam o negócio mais eficaz e capaz de lidar com demandas do mercado. Veja algumas das vantagens de adotar essa tecnologia!


Maior proteção contra desastres


A nuvem pode garantir que a empresa tenha uma alta capacidade de manter-se operacional. Sempre que um problema local ocorrer, o negócio conseguirá retomar as suas atividades rapidamente, uma vez que sistemas e dados continuarão disponíveis via web. Assim, quedas de produtividade serão muito menos frequentes.


Redução de custos


A redução de gastos é outro ponto-chave da nuvem. Uma vez que nesse modelo de solução de TI a companhia paga apenas por aquilo que ela utiliza, os gastos cairão rapidamente. Assim, a empresa terá uma quantidade de recursos muito maior para investir em TI (e em outros setores) em médio e longo prazo.


Possibilidade de realizar backups automaticamente


A criação de backups automatizados e abrangentes também é uma das vantagens da nuvem. Dessa forma, a companhia consegue configurar vários dispositivos para terem os seus dados sincronizados automaticamente e, assim, diminuir o tempo necessário para executar rotinas de backup.


Quais os tipos de cloud computing?


O investimento na nuvem começa com a escolha do tipo de serviço mais alinhado às necessidades da empresa. Confira abaixo as três opções de cloud computing existentes no mercado!


Nuvem pública


A nuvem pública é um dos modelos mais populares de cloud computing. Nela, a empresa paga pelo acesso a recursos gerenciados por outra companhia. Além disso, a infraestrutura é compartilhada com outros usuários, reduzindo custos.


Nuvem privada


Na nuvem privada, o negócio possui total controle sobre a maneira como a infraestrutura é gerenciada e modulada. Isso permite ao empreendimento definir sistemas e normas de uso conforme as suas demandas. Assim, a nuvem pode ser aproveitada por completo.


Nuvem híbrida

A nuvem híbrida combina características da nuvem privada com a nuvem pública. Isso permite ao empreendimento ter mais flexibilidade no seu dia a dia: recursos poderão ser combinados para criar rotinas mais ágeis e dinâmicas.


Qual é o melhor?


Dentro dos modelos de cloud computing existentes, a nuvem privada pode ser o mais interessante para uma empresa.


Afinal, a chance de ter o controle total sobre a infraestrutura de cloud computing e o modo como os serviços estão estruturados criam um ambiente de maior agilidade, performance e qualidade. Todos os sistemas e dados estarão alocados conforme as demandas internas, evitando uma série de riscos.


Em outras palavras, apesar do custo médio mais alto, a adoção da nuvem privada pode servir de base para que a companhia atinja os seus objetivos mais facilmente. Além disso, essa ferramenta cria um ambiente de trabalho mais confiável e robusto, uma vez que a empresa não precisará de terceiros para dar aos seus profissionais a infraestrutura ideal de trabalho.


Além disso, dos tipos de cloud computing, a nuvem privada está entre o mais eficaz para lidar com dados privados. Se você quer conhecer outras técnicas para trabalhar com esse tipo de registro, veja as nossas dicas para gerenciar informações sigilosas!

bottom of page