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TI na empresa: por que devo ter e o que devo saber sobre ela?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


Independentemente do segmento de mercado em que um negócio atua, o fato é que hoje todas as organizações precisam da tecnologia para funcionar. Por isso, o setor de TI na empresa se tornou fundamental.


E no seu negócio, que nível de atenção essa área tem recebido? Sabe qual é a importância do TI para promover o crescimento e a lucratividade da empresa? Quer entender como esse setor funciona e o que é preciso para manter sua infraestrutura? 


Então este post vai ajudá-lo. Nele, nós vamos falar por que as empresas precisam ter um bom departamento de TI e como um gestor pode cuidar dessa área para que ela agregue valor ao seu negócio. Preparado para começar?


TI na empresa: por que ele merece a atenção do gestor


Na maioria das empresas, os proprietários ou gestores não conhecem muito da área de TI. Normalmente são empreendedores que começaram um negócio baseados em seu conhecimento, formação ou interesse em áreas específicas, como moda, alimentos, transportes, etc. 


No entanto, aos poucos esses gestores percebem que hoje as empresas dependem da tecnologia para funcionar. Desde procedimentos básicos como a emissão de notas fiscais até a integração de informação dos diversos departamentos, tudo exige o uso de sistemas. 


As vantagens do TI na empresa são diversas. O uso das ferramentas apropriadas promove o crescimento e a lucratividade do negócio. Entre os principais benefícios, destacamos:


1. Aumento da produtividade


Para conquistar ou manter espaço em um mercado competitivo, as empresas devem aumentar a produtividade de seus funcionários. Em outras palavras, é preciso fazer mais com menos — menos tempo, menos recursos, menos funcionários

A tecnologia contribui para o aumento da produtividade à medida em que integra informações, automatiza procedimentos e otimiza processos. Desta forma, o negócio precisa de uma quantidade menor de pessoas trabalhando e consegue realizar as atividades em um tempo reduzido. 


2. Garantia de precisão


Os erros que acontecem dentro das empresas são causados, geralmente, por falha humana. Basta um funcionário esquecer de anotar um produto que saiu do estoque ou digitar o valor de uma nota fiscal de forma errada na planilha para gerar problemas operacionais, fiscais ou contábeis. 


Devido à correria normal de um expediente de trabalho, esses pequenos erros se somam ao longo dos dias. O resultado é uma tremenda dor de cabeça na hora de conciliar dados, seja para prestar contas ao governo ou entender a situação da empresa. 


A automação elimina esses erros e garante a precisão das operações. Assim, o faturamento de um produto no caixa já desencadeia todo um processo no sistema: baixa no estoque, notificação ao departamento financeiro, cálculo de tributos, etc. Rápido, sem falhas e sem a necessidade de contratar funcionários para tarefas burocráticas.


3. Reduz custos


Se a empresa precisa de uma quantidade menor de funcionários para tarefas burocráticas, consegue agilizar seus processos e não perde tempo com inúmeras conferências, retrabalhos e correção de erros, tudo isso já representa uma redução de custos.

 

E não é só isso. Quando o gestor conhece as soluções tecnológicas adequadas para o seu negócio, ele pode gerenciar as compras de suprimentos de acordo com o seu giro de mercadorias, fazendo com que o capital seja aplicado da forma mais lucrativa possível. 


4. Favorece a gestão estratégica


Até aqui falamos bastante da parte operacional, mas a importância da TI não se restringe a esse aspecto. Todos os dados reunidos nos processos que falamos anteriormente podem ser utilizados para que o gestor conheça ainda melhor o seu negócio. 


Essa visão analítica permite que o gestor tome decisões mais acertadas, baseadas em dados que mostram a real movimentação do negócio. 


Ferramentas de Business Intelligence, por exemplo, permitem analisar e combinar dados internos da empresa e cenários externos. Isso torna possível prever tendências e escolher produtos ou serviços nos quais investir para obter um bom retorno do mercado. 


5. Garante a satisfação dos clientes


De nada adianta empregar esforços se a empresa não consegue garantir a satisfação dos consumidores. Para obter sucesso, um negócio precisa conhecer as necessidades e comportamentos de seu público para oferecer o que ele deseja.


A tecnologia facilita a captação desses dados e provê canais variados que permitem uma via de comunicação de mão dupla com os os consumidores. Assim, ela tanto pode obter informações como providenciar soluções, o que contribui para satisfazer e fidelizar o cliente. 


Gestão de TI: o segredo do sucesso


No entanto, para obter essas vantagens e garantir um diferencial competitivo por meio da TI, é preciso que o setor funcione de forma eficiente. Falhas são capazes de impedir uma série de operações, prejudicando o negócio. 


A gestão de TI tem o objetivo de elaborar estratégias para que as ferramentas implantadas em uma organização contribuam efetivamente para alcançar as metas propostas. 


Com a gestão adequada, é possível gerir e controlar os recursos tecnológicos para que eles proporcionem serviços confiáveis, que permitam à organização alcançar a excelência desejada. No entanto, geralmente por razões orçamentárias, nem sempre as empresas podem contar com uma grande equipe de TI. Como garantir o pleno funcionamento dos recursos nesses casos?


Uma boa solução é contar com uma consultoria em TI. Essa contratação é uma alternativa muito interessante para empresas que, em fase de estruturação ou crescimento, ainda não têm como construir um time técnico robusto. 


Com assessoria especializada, as organizações contam com a expertise de uma equipe técnica que, embora externa, está à altura das suas necessidades. Esses profissionais capacitados conseguem identificar os gargalos que prejudicam o fluxo de atividade, planejar e orientar ações para a melhoria dos serviços. 


A atuação conjunta do time de consultoria e a equipe interna permitem identificar os problemas relacionados à TI de forma mais objetiva. Os profissionais externos, que conhecem as soluções utilizadas por diversas organizações, apontam e ajudam a desenvolver ferramentas mais adequadas para as necessidades do seu negócio.

 

Além disso, o serviço de consultoria representa economia. Não é preciso arcar com os custos de manter uma equipe todo o tempo. A empresa paga por uma prestação de serviço, de acordo com as horas utilizadas ou outros termos definidos na contratação. 


Entendeu a importância da TI na empresa e como garantir seu bom funcionamento?


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