top of page
  • Foto do escritorEquipe MRinfo

Conheça os benefícios do monitoramento de TI para a sua empresa.

Atualizado: 4 de mai. de 2018


Monitoramento de TI
Monitoramento de TI

A TI tem se tornado cada vez mais importante dentro das empresas. Contar com uma equipe para o monitoramento de TI não proporciona apenas a instalação de uma boa infraestrutura, mas assegura também o bom funcionamento dos equipamentos e garante que tudo funcione como o esperado, evitando possíveis quedas no sistema.


Basta olhar à nossa volta para perceber que estamos vivendo um período de transformação digital. Ter à disposição um time especializado para a manutenção de sua TI é essencial para o crescimento do seu negócio.


Para entender os benefícios que o monitoramento de TI traz para sua empresa, continue lendo o post!



Riscos de não ter um monitoramento de TI

Não trabalhar com o monitoramento e a manutenção da TI pode tornar a troca de peças ou atualizações de softwares um grande problema. Falhas no funcionamento do seu sistema podem causar lentidão, travamentos e até a queda de alguns serviços que podem ser essenciais para a rotina de trabalho dos seus funcionários.


A queda de serviços ou aplicações básicas para o funcionamento da empresa causará impactos negativos não só na produtividade de sua equipe, como também no lucro da empresa e na sua reputação entre seus parceiros e, mais importante, entre os clientes.


Nesses casos, será necessário contratar uma empresa que consiga identificar e sanar o problema no menor tempo possível. Muitas vezes, desde o primeiro contato até a resolução dos problemas, vários dias podem se passar, o que eleva o custo da manutenção corretiva, sem falar no tempo de indisponibilidade que o sistema sofrerá.


Por isso, independentemente do tamanho da empresa, uma equipe para o monitoramento de TI se torna essencial para um suporte de qualidade não só quando necessário. Dessa forma, erros e falhas no sistema serão evitados, garantindo a qualidade e a eficiência no funcionamento de suas máquinas.


Vantagens de contar com o monitoramento de TI


A seguir, veja algumas vantagens da utilização do serviço de monitoramento de TI e como ele pode trazer benefícios para seu negócio.


Monitoramento 24 horas


Diante de qualquer problema na TI, um alerta será enviado para a central de monitoramento, que estará ativa durante todo o dia, sete dias por semana. Dessa forma, sempre que for preciso, a equipe estará a postos para solucionar os problemas e prestar o suporte necessário no menor tempo possível.


Isso faz com que o período de indisponibilidade nos serviços da empresa seja reduzido ao mínimo, já que os ajustes serão prestados de maneira rápida e eficiente pela equipe contratada para o monitoramento de TI.


Investimentos eficientes


Problemas como lentidão ou travamentos contínuos podem ser resolvidos com a troca dos seus equipamentos — que talvez já estejam obsoletos — por outros mais modernos e funcionais.


Ao contratar o serviço de monitoramento de TI, você contará com uma equipe de profissionais que conseguirá identificar qual das próximas tendências será a melhor para otimizar os seus serviços.


Esses investimentos também podem ser feitos em relação aos softwares utilizados em suas máquinas.


Com o monitoramento do ambiente, será possível identificar precisamente onde investir e quais são os melhores equipamentos a serem adquiridos. Dessa forma, evita-se o desperdício, já que os investimentos serão feitos de acordo com a real necessidade da empresa.


Manutenção preventiva


É de extrema importância que o seu ambiente de TI esteja sempre em operação. Por isso, investir em um serviço que proporciona a manutenção preventiva te dará mais segurança quanto ao bom funcionamento da sua estrutura de TI.


A manutenção preventiva serve para que seu equipamento não apresente falhas. Geralmente, ela ocorre de forma periódica e deve incluir testes não só nos softwares, mas também nas máquinas utilizadas.


Isso garantirá que tanto a parte física quanto a operacional dos equipamentos apresentem sempre uma boa performance na realização das atividades. Caso seja necessário, é possível fazer atualizações ou realizar a troca de equipamentos, a fim de não prejudicar as rotinas do dia a dia.


Coleta de dados automatizada


O software utilizado para o monitoramento do seu ambiente de TI faz a captura de informações de forma automática. Assim, ele consegue cruzar os dados e gerar relatórios que mostrarão exatamente quais equipamentos precisam de uma atenção mais especial naquele momento.


Pode-se também gerar relatórios para verificar os níveis de produtividade e tomar as melhores decisões para que os colaboradores consigam produzir com a maior qualidade possível.


Disponibilidade


Quando um problema surge em um ambiente que não é monitorado, a falha provavelmente será percebida apenas após uma interrupção. Só nos Estados Unidos, cerca de US$ 700 bilhões são perdidos por ano devido à indisponibilidade de serviços.


Com o monitoramento de TI, esse tipo de prejuízo pode ser evitado, pois nos primeiros sinais de uma falha os reparos necessários são realizados. Isso garante a disponibilidade e o bom funcionamento do sistema.


O monitoramento também evita que funcionários abandonem suas atividades para corrigir problemas que poderiam ter sido evitados com reparos e manutenções periódicas.


Produtividade da equipe


Ao utilizar o monitoramento, você consegue verificar como anda a produtividade da sua empresa e identificar gargalos no ambiente de trabalho. É possível, por exemplo, identificar se os funcionários estão trabalhando com equipamentos que atendem às suas necessidades ou se é necessário comprar novos aparelhos que otimizarão suas tarefas.


Assim, pode-se aumentar a qualidade do serviço prestado pela equipe, melhorando o relacionamento dos clientes com a empresa e oferecendo a eles um serviço ou produto de qualidade. Ou seja, com o monitoramento de TI a empresa consegue otimizar a sua produtividade e melhorar seus serviços de forma prática.


O suporte disponível 24 horas em caso de problemas e a economia gerada com a prevenção de incidentes são fortes atrativos para a contratação do serviço. No entanto, fatores como uma equipe altamente qualificada e um suporte de qualidade fazem toda a diferença na prestação do serviço.


Agora que você já entendeu como o monitoramento de TI pode trazer benefícios para sua empresa, que tal conferir as soluções que nós, da MR Info, temos a oferecer? Venha conhecer nossos serviços!

bottom of page