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Outsourcing de TI: por que contratar um suporte externo?

Atualizado: 26 de Jul de 2019


A tecnologia é hoje crucial para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa em qualquer nicho de mercado. Com a crise que afeta o Brasil, mais e mais empresas estão apostando na TI para criação de soluções que as ajudem a enfrentar essa situação. Um detalhe que pode comprometer essa investida é o valor para se montar e manter uma equipe de tecnologia da informação. Uma saída, sem dúvidas, é o outsourcing de TI!


A melhor alternativa para pequenas e médias empresas é a parceria com uma equipe externa especializada em TI, mas você sabe como funciona essa colaboração? No post de hoje, reunimos algumas informações sobre o outsourcing de TI, seu funcionamento e benefícios. Continue conosco e boa leitura!


Outsourcing de TI


Nos primórdios do uso da tecnologia pelas empresas, os desafios enfrentados pelas equipes de tecnologia da informação eram infinitamente mais simples que os que se apresentam nos dias de hoje. Ao final da década de 1990 e início dos anos 2000, poucas eram as empresas que contavam com recursos de TI ou que necessitavam de especialistas. Mesmo as grandes companhias que utilizavam tecnologia podiam contar com pequenas equipes para suprir suas demandas.


Essa realidade já não existe mais, pois cada vez mais estamos dependentes das inovações tecnológicas. A complexidade crescente dos sistemas junto ao cenário econômico mundial e revolução digital exigem de quase todas as empresas que desejam se manter no mercado uma especialidade a mais. Eis que entram em ação as parcerias, tratadas como outsourcing de TI, uma vez que os pequenos e médios negócios já não tem a possibilidade de lidar com seus recursos de tecnologia.


Como funciona o outsourcing de TI


Lidar com os altos custos de se manter uma equipe interna especializada em tecnologia da informação pode tornar inviável o desenvolvimento da empresa. Dessa maneira, a contratação de um time externo demonstra-se uma opção mais atrativa.


O funcionamento do outsourcing vai se dar de acordo com o contrato firmado, porém certas regras normalmente são gerais. Essa equipe pode ser responsável por cobrir uma determinada gama de serviços de tecnologia, como prover conectividade, realizar o desenvolvimento de soluções, encontrar e implementar ferramentas de hardware e software, entre outros atributos.


Ao contrário de uma equipe interna, o time contratado terá um tempo de resposta para responder às solicitações realizadas e o suporte estará disponível a qualquer tempo para solucionar qualquer problema que eventualmente aconteça.


Benefícios do outsourcing


Agora que você já tem uma ideia geral sobre o que é e como funciona o outsourcing de TI, vamos listar 6 vantagens de implementar esse tipo de serviço na sua empresa.


1. Know-how de mercado


Uma empresa que fornece serviços especializados de TI já lidou com vários tipos de problemas em diversos nichos de mercado, o que garante um grande conhecimento acerca da resolução de adversidades.


Esse know-how será replicado nas implementações postas em prática em sua empresa, possuindo muito mais chance de êxito do que um trabalho começado do zero com uma equipe inexperiente.


2. Controle de custos



Contratar e manter um grupo de tecnologia da informação especializado demanda muitos recursos. Ao optar por uma parceria, seus custos serão muito menores, economizando boa parte de seus investimentos.


Não será necessário se preocupar com direitos trabalhistas, capacitações, seguros, planos de saúde, carga de impostos diretos e indiretos, apenas com o valor acordado em contrato firmado com a empresa parceira.


3. Economia de tempo


Ao contratar diretamente um profissional para trabalhar com tecnologia em sua empresa, é demandado um bom tempo para recrutamento, capacitação, seleção de um perfil adequado, entre outras atividades que fazem parte de uma rotina de contratação.


Ao buscar uma parceria de outsourcing, você não terá de se preocupar com esse tipo de rotina, poupando tempo que pode ser empregado em outras atividades estratégicas do negócio.


4. Segurança



Temos visto vários ataques a grandes empresas com o intuito de roubar dados, como no caso do canal de televisão HBO no dia 31 de julho de 2017, que teve cerca de 1,5 terabytes de dados violados, entre eles episódios não lançados, relatórios financeiros e outras informações sigilosas.


Uma equipe especializada para aconselhar sua empresa sobre boas práticas de segurança e a recuperação de arquivos pode fazer a diferença na hora de se proteger desse tipo de situação.


5. Foco no cliente


Muitas vezes a empresa pode despender recursos e tempo em atividades que não são seu objetivo final. Isso acontece com negócios que utilizam a tecnologia da informação apenas como um meio para outro fim.


Ao contar com uma parceria para os serviços de TI, sua empresa poderá concentrar todas as suas energias no seu negócio, buscando aumentar o foco no cliente e com isso otimizar os resultados.


6. Expertise


Conseguir unir profissionais especializados em uma equipe é custoso e demorado, encontrar tais colaboradores pode demandar muitos recursos. No entanto com uma parceria externa, a expertise da equipe externa vem com ela.


Ao firmar um contrato de outsourcing, seus funcionários não mais terão de desenvolver habilidade de TI ou acumular funções para atender a essas necessidades. Você poderá contar com toda a expertise de um time com muitas horas de experiência nos mais diversos projetos.


Evolução do mercado


O uso de outsourcing de TI é uma tendência, e podemos tratar isso como uma evolução natural da tecnologia para atender às pequenas e médias empresas que não possuem recursos necessários para montar suas próprias equipes.


Ter uma mente aberta é essencial para usufruir de todos os benefícios desse novo conceito de serviços de tecnologia da informação, tirando o máximo proveito, já que novos paradigmas surgem todos os dias e seria impossível para um pequeno negócio manter-se atualizado.


A transformação digital mudou a maneira de se fazer negócios e logo não existirá empresas que não façam uso de, pelo menos, algum recurso tecnológico. A sobrevivência das atuais companhias passa pela incorporação da TI, não apenas como simples meio, mas como solução para atingir seus objetivos.


Com essas informações em mente, esperamos que você possa identificar a importância de um outsourcing de TI para o crescimento de sua empresa. Entre em contato com a MR Info e nos deixe mostrar a você o que podemos fazer pelo seu negócio!

 

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