top of page
  • Foto do escritorEquipe MRinfo

Virtualização de servidores: conheça as vantagens dessa solução!

Atualizado: 4 de mai. de 2018


O uso de servidores para melhorar a performance do empreendimento e ter um mecanismo centralizado para armazenamento de dados é uma estratégia adotada pelas empresas.


Porém, a criação de um data center local pode trazer custos que o negócio nem sempre está pronto para arcar: sendo necessário alocar recursos técnicos, treinar profissionais, definir e executar rotinas de manutenção para evitar problemas de performance em um grande número de equipamentos.


Para os negócios que buscam manter um data center local, há a possibilidade de investir na virtualização de servidores,várias máquinas em um único servidor local, moldada conforme as suas necessidades.


Isso permite que o empreendimento possa eliminar custos, torne-se mais flexível e conte com uma infraestrutura de servidores de alta performance. Quer saber o que torna essa alternativa popular entre os gestores de TI? Confira, abaixo, a nossa lista de vantagens da virtualização de servidores!


Economia com a infraestrutura de TI


Em momentos de crise econômica, a capacidade de um negócio eliminar gastos pode ser um fator estratégico. No ambiente de TI, a companhia pode utilizar múltiplas estratégias, como o investimento em automação e o uso de indicadores de performance. Nesse cenário, a virtualização de servidores pode ser a chave para o empreendimento ter um custo de manutenção da infraestrutura de TI mais preciso e econômico.


Ao adotar essa ferramenta, a empresa terá um custo de manutenção que varia conforme o uso dos recursos de TI. Como consequência, o empreendimento não precisará arcar com os gastos de manutenção de uma infraestrutura que está subutilizada, abrindo novas portas para a realização de outros investimentos estratégicos.


Maior escalabilidade


A escalabilidade pode ser um fator-chave para que o negócio tenha um tempo de resposta a demandas baixo. Quando uma empresa consegue modificar a sua infraestrutura conforme as suas necessidades, ela torna-se competitiva e evita atrasos. Além disso, os profissionais terão a garantia que de que sempre vão ter os recursos necessários para executar as suas rotinas diárias.


Nesse sentido, uma das principais vantagens da virtualização é a escalabilidade. Com essa ferramenta, a empresa pode aumentar ou diminuir a quantidade de recursos disponibilizada ao usuário.


Em alguns casos, isso é feito automaticamente por meio de softwares específicos. Porém, isso não impede a empresa de remodelar as máquinas virtuais existentes com mais capacidade de memória e armazenamento, evitando que gestores tenham problemas como quedas de desempenho e gargalos operacionais.


Facilidade de efetuar a instalação de novas máquinas


A virtualização de servidores torna a gestão de TI mais simples. Novas máquinas virtuais podem ser criadas a qualquer momento, conforme a necessidade da empresa.


Não há, portanto, a necessidade da companhia passar por processos burocráticos para aumentar a sua infraestrutura. Como consequência, o planejamento de projetos atuais será mais simples e ágil: o gestor poderá efetuar a configuração de novos servidores rapidamente, evitando atrasos e dando mais flexibilidade para o time de TI definir as suas estratégias.


Economia de espaço físico


Ao virtualizar servidores, a empresa reduzirá o espaço ocupado pela infraestrutura de TI. Em um único equipamento, a companhia terá várias máquinas virtuais sendo executadas.


Isso impactará o negócio de várias formas. Os custos com refrigeração, por exemplo, cairão. Assim, a companhia poderá contar com mais verbas para atender a outras demandas e executar novos investimentos.


Gestão centralizada


A possibilidade de centralizar a gestão de TI traz mais performance para o meio de trabalho. Investindo na virtualização de servidores, o gestor de TI contará com um ambiente unificado para gerenciar todos os recursos do negócio. Isso tornará os processos de governança mais simples e ágeis.


A criação e configuração de novas máquinas (ou a eliminação de algumas) será feita rapidamente. Já rotinas como o monitoramento de recursos, criação e aplicação de regras de segurança e realização de backups serão feitas no mesmo lugar. Isso eliminará erros e permitirá que o time de TI dedique mais tempo a rotinas estratégicas.


Agilidade para executar backups


Os backups de dados são o principal mecanismo para que uma empresa possa garantir a confiabilidade da sua infraestrutura de TI. Por meio deles, o negócio consegue reduzir as chances de um problema impedir o acesso permanente a arquivos importantes.


Ao virtualizar servidores, a empresa consegue agilizar as rotinas de backup. Com alguns cliques, o gestor poderá levar todo o sistema para um ambiente seguro, facilitando a recuperação de arquivos.


Aumento da segurança


O ganho de segurança digital também é uma das vantagens da virtualização de servidores. Por contar com uma infraestrutura isolada para execução de ferramentas legadas, por exemplo, a empresa evita que os seus dados sejam expostos às vulnerabilidades que existam nas máquinas do usuário. Dessa forma, aplicações antigas que não possuem mais suporte a correções de falhas de segurança não serão afetadas por ataques.


A companhia poderá testar como os softwares funcionam em uma única máquina virtual, corrigir pequenas incompatibilidades e, assim, distribuir a atualização para todos os usuários rapidamente. Como consequência, o usuário ficará menos tempo exposto à falhas que possam comprometer a sua segurança.


Hoje, investir na virtualização de servidores pode ser considerado uma aplicação estratégica de recursos. A companhia terá mais capacidade para prestar serviços, evitará quedas de performance e conseguirá gerenciar os seus recursos com facilidade.


Assim, o gestor de TI precisará de menos recursos para garantir um ambiente de qualidade para os seus usuários.


Todos os profissionais terão um ambiente de trabalho de alta performance e qualidade. A empresa poderá realizar projetos e criar oportunidades de negócio com a garantia de que cada time terá uma infraestrutura de alto desempenho e disponibilidade para trabalhar.


Se você quer saber quais das vantagens da virtualização de servidores podem ser aplicada ao seu ambiente de trabalho, entre em contato com um de nossos especialistas!

bottom of page